Destaques

Pároco de Ipu apresenta ao legislativo projeto para revitalização da Praça Delmiro Gouveia e Praça da Matriz

Ipu Post
O líder da Igreja Católica, que está com a data de sua transferência marcada para esse mês, esteve presente na Câmara Municipal de Ipu para apresentar um projeto arquitetônico que visa revitalização da Praça Delmiro Gouveia e Patamar da Igreja Matriz, projeto que o memso conseguiu junto a Governo do Estado do Ceará.
 
Padre Raimundo Nonato foi o único a utilizar a Tribuna da Câmara Municipal, na primeira sessão ordinária do ano legislativo, após a leitura da orem do dia com a leitura de vários projetos de indicação dos edis, para além explicar sua saída da paróquia, o religioso com o auxilio de um telão, apresentou aos parlamentares alguns ações de prevenção que fosse inserida no município.
 
Ver. Olinda quebrou o protocolo e desceu a mesa diretora para abraçar padre
Nonato pediu do legislativo o apoio e intensivo para a organização do trânsito de Ipu, principalmente no período do Carnaval que se aproxima, alegando que o Trânsito vitimiza por ano, centenas de ipuenses lotando o setor de traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, exclusivamente pela falta do uso de itens de segurança como capacetes e a falta de fiscalização do uso de motoristas e motociclistas dirigindo sob o efeito de álcool. Padre Nonato implorou que os edis não ajudem seus eleitores, retirando multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização, ação essa que segundo ele incentiva a prática de novas condutas erradas por parte dos motoristas.
 
Outro assunto que o padre trouxe na tribuna foi sobre o combate as Drogas, com o trabalho de prevenção e estimulo a criação por parte do executivo municipal de uma secretaria dedica exclusivamente a juventude ipuense como também a implantação do Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (COMAD). Nonato informou que deixa a paroquia com a criação de uma Comissão denominada “Ipu Curte Paz”, composta por membros da sociedade civil que busca como objetivo de promover ações que vise a promoção da Paz no município.
Ao término de sua fala  os vereadores se despediram
do religioso e o final pousaram para foto

Praça da Matriz

Sobre o projeto Arquitetônico que visa revitalizar unificando o Patamar da Igreja Matriz com a Praça Delmiro Gouveia, o pároco informou ao legislativo e ao público presente na Câmara Municipal de Ipu que conseguiu junto ao Governo do Estado, por intermédio da vice-governadora a sobralense Izolda Cela, com auxílio do prefeito municipal Sérgio Rufino que manifestou interesse através de oficio encaminhado a Secretaria das Cidades, verbas para idealização do projeto que poderá ser realizado ainda neste ano.

O projeto de unificação do Patamar da Igreja Matriz como a Praça Delmiro Gouveia tem como objetivo melhorar a acessibilidade dos eventos campais realizados pela igreja Católica, afim de que os fiéis católicos possam ter um local mais amplo para que no período de festas religiosas, seja melhor aproveitado durante os momentos litúrgico.

Projeto foi apresentado, porém o religioso solicitou alterações

“Eu tô colocando esse assunto aqui, para que um dia, quando chegar alguém da secretaria lá do governo, para fazer esse serviço, que eu espero que seja ainda este ano, porque que eu pedi ? – Porque em 2020, daqui a 3 anos essa igreja vai completar 100 anos, do início da construção dela ela. Monsenhor Gonçalo começou em 1920 e terminou em 1940, ela levou 20 anos para ser concluída. Eu penso que é um bom sinal que nesse período do Centenário nós estivesse, uma praça bem unificada, desde trás da igreja até o final da praça Delmiro Gouveia e contássemos com o apoio dos vereadores para que essa obra fosse levado a contento” explica.

Delmiro Gouveia

Foto: Ipu Notícias

Foi enfatizado também pelo padre que o busto que homenageia o ipuense Delmiro Gouveia, um dos filhos mais ilustre da terra ganhasse um destaque maior na Praça que leva seu nome. Timbó sugeriu que o busto hoje existente fosse substituído por uma estátua e fosse colocada no centro da Praça.

“Ninguém dá atenção para Delmiro Gouveia, que a gente colocasse ele de frente para a Igreja, que quando a gente sair da concentração, visualizar melhor, em vez de ser um busto, que a gente conseguisse uma estátua tamanho natural. Gilberto Freire diz que depois de Padre Ibiapina, é o maior Nordestino que nós temos é Delmiro Gouveia. E penso que ele merecia de nós aqui do Ipu, um reconhecimento maior, nem que seja dessa estátua.” enfatiza.

Ouça no áudio abaixo o discurso na íntegra do Pároco de Ipu na tribuna da Câmara Municipal de Ipu.

Fonte: Ipu Notícias
Redação Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post