DestaquesNacional

Traficantes eliminavam crianças e jovens carentes em acertos de contas, diz chefe da polícia de PE

Líder da organização foi preso na manha desta terça-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Ipu Post

Segundo Joselito do Amaral, quadrilha tinha ‘um verdadeiro exército de jovens’. Menores eram executados quando não cumpriam metas de venda de drogas.

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kherle do Amaral, afirmou que a quadrilha desarticulada durante operação desta terça-feira (18) executava jovens que não cumpriam as metas de venda de drogas no Grande Recife. O grupo, de acordo com a polícia, também tem envolvimento com tráfico de drogas e roubos, em Olinda e Paulista, no Grande Recife.

“Eles tinham um verdadeiro exército de crianças e adolescentes carentes. Os menores eram eliminados em acertos de contas”, apontou o chefe da Polícia Civil.

O nome da operação, ‘Escudo da Juventude’, faz referência a estratégia do grupo, que usava até meninos menores de 12 anos para atuar no tráfico em Olinda e Paulista, no Grande Recife. “Crianças e adolescentes não vão para o presídio. São internados em instituições de infratores. Por isso, eles eram utilizados nos crimes e depois descartados”, declarou.

Delegado Joselito do Amaral é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Pernambuco Press

Delegado Joselito do Amaral é o chefe da Polícia Civil de Pernambuco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

O chefe da polícia disse que a organização usava os assassinatos para amedrontar os integrantes. “Esses menores eram assassinados pelos líderes para dar exemplo aos demais. Quando eles não interessavam mais à organização criminosa acabavam sendo mortos”, observou Amaral.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, a operação foi deflagrada em setembro de 2016. Na época, a polícia investigava nove assassinatos. Com as prisões feitas nesta terça-feira, no entanto, o úmero de crimes atribuídos ao grupo cresceu muito.

 

“Autuamos 24 integrantes do bando. Dez deles já estavam no sistema penitenciário e tinham influência na cadeia. Com as confissões deles, levantamos pelo menos 29 assassinatos, sendo a maioria contra esses jovens carentes. Acredito que esse número vai aumentar ainda mais”, comentou.

Policiais levaram detidos e materiais apreendidos para o Depatri, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Policiais levaram detidos e materiais apreendidos para o Depatri, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Entre os detidos está o líder da quadrilha. Um rapaz com passagens anteriores pela polícia por tráfico e homicídios. Os agentes também capturaram mulheres, que teriam envolvimento apenas com o tráfico. “Os homens serão autuados pela venda de drogas e pelos homicídios. Com essas prisões, vamos reduzir a quantidade de assasinatos nas duas cidade e também no Recife”, disse Joselito.

Na ação, que contou com a participação de 120 policiais, foram retiradas de circulação quatro armas de fogo. Sete pessoas ainda estão foragidas. “Durante as investigações, evitamos três assassinatos, inclusive de um garoto. Esse menino seria executado pela quadrilha”, afirmou.

Os detidos e o material apreendio foram levados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na Zona Oeste do Recife.

 

Fonte: G1 PE
Redação Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post