DestaquesIpu

Caps de Ipu está atuando com grupos e fortalecendo a saúde mental

Ipu Post

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de Ipu está realizando reuniões com Grupos Específicos. 

A psicóloga Miryan Taumaturgo e a Terapeuta Ocupacional Paula Aragão juntamente com outros profissionais que fazem o CAPS de Ipu estão realizando oficinas com pacientes terapêuticas promovendo interação e aumentando a auto estima dos participantes. 

(Foto: Reprodução)

O grupo Encontro do CAPS de Ipu é composto por pacientes estáveis e têm como finalidade a socialização dos membros. Abaixo vemos um dos mementos desses encontros que acontecem todas as quartas-feiras. A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS têm como objetivo estabelecer o acesso e a promoção de direitos das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mental, desenvolvida a partir da articulação de ações para diferentes níveis de complexidade.

Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da cidadania.
   • Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.
   • Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.

   • Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares.
   • Organização dos serviços em RAS regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado. Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Para Fortalecer ainda mais essa política da RAPS o Caps de Ipu deu início hoje a um grupo formado apenas por adolescentes onde abordaram assuntos pertinentes a essa faixa etária. Inicialmente foi feito uma apresentação, onde foram abordados sonhos, expectativas, comportamentos, interesses em comum e etc. A formação desse grupo têm a finalidade de prestar um suporte adequado à esses pacientes.

Fonte:http:dab.saude.gov.br
Da Redação do Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post