CearáDestaquesIpu

Escola Abílio Martins realiza conferência infantojuvenil pelo meio ambiente; Preservação da água e inauguração de cisterna

Mesa de honra durante o evento. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)
Ipu Post
Líder comunitário participa de evento. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)

O evento ocorreu na última quarta-feira (21), contou com a participação do líder comunitário Irmão Maurício, representantes da Secretaria de Educação. O ipueirense Juvenal Marinho, ministrou uma palestra e foram apresentados projetos sustentáveis, além da inauguração de uma cisterna.

Na tarde da última quarta-feira (21), foi realizado no distrito de Abílio Martins, no interior de Ipu, a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, o tema deste ano é Água A sede do planeta. O evento contou com a participação da comunidade, núcleo gestor, alunos e o líder comunitário que abrilhantou o evento.

Nem mesmo o apagão registrado em boa parte do Brasil durante a conferência, tirou o brilho, os alunos da escola apresentaram projetos sustentáveis, que buscam beneficiar a escola, bem como a comunidade. Houve apresentação, parabenizado no final pelos representantes da secretaria de educação.

Palestrante do evento, Juvenal Marinho. (Foto: Jardel Pessoa/Agência)

 Juvenal Marinho, assessor de programas sociais da secretária de agricultura do município de Ipueiras, ministrou uma palestra falando sobre a importância da preservação, onde foi destacado também a seca no Nordeste. Durante a palestra, ele apresentou uma pequena edição em folheto com rio da nossa região.

Inauguração da cisterna conseguida através de conferência em 2013. (Foto: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)

 

 Na Escola o evento envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável.

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social  nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Uma cisterna foi inaugurada pela escola, o reservatório foi conseguido na primeira conferência realizada no ano de 2013.

Conferência em âmbito de país

A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontecerá de 15 a 19 de junho de 2018.

Da Redação do Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post