CearáDestaques

Veja o que abre e o que fecha na Semana Santa

Esse é o terceiro feriado do ano em que os postos não abrem. (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)
Ipu Post

Sexta-feira Santa terá a maioria dos estabelecimentos fechada durante o feriado. As repartições públicas interrompem as atividades já nesta quarta-feira, 28

 Atualizada nesta quinta-feira, 29, às 08h56min
 
Postos de combustíveis vão funcionar na Sexta-feira Santa. Após polêmica de fechamento nos dois últimos feriados por conta de discordância entre os sindicatos do ramo, o Ministério Público Federal (MPF) concedeu liminar que permite o funcionamento de postos de gasolina durante todo o feriadão da Semana Santa.
 
O feriado prologando começa, oficialmente, nesta sexta-feira, 30, data em que os católicos rememoram a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário.
Mas instituições de ensino da rede pública e privada, e repartições públicas antecipam as folgas. É o caso da Justiça Federal do Ceará (JFCE) e do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, que interrompem suas atividades já nesta quarta-feira, 28. 
 
Repouso é determinado pela Portaria nº 1024/2017, que regulamenta os feriados e pontos facultativos deste ano. A JFCE funcionará, no entanto, em regime de plantão. Os prazos processuais que se iniciam ou se completam nesses dias serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. Para obter a escala de plantão e os contatos das varas, a população deve acessar o Plantão Judiciário
Já o comércio sofre poucas alterações nesta Semana Santa. De acordo com o Sindicato dos Lojista de Fortaleza (SindLojas), estabelecimentos fecham somente na sexta-feira, 30. Os supermercados abrem normalmente. .  
O QUE FECHA JÁ NA QUARTA  E QUINTA
Justiça Federal 
Entre os dias 28 de março e 1º de abril (quarta a domingo), a Justiça Federal no Ceará funcionará em regime de plantão. A escala do plantão e os contatos da vara plantonista estão publicados no portal (Plantão Judiciário). Os prazos processuais que se iniciam ou se completam nesses dias serão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente. 
Fórum Clóvis Beviláqua
Fechará na quinta-feira, 29 de março, e retorna após o feriado, 2 de abril.  Apesar disso, o Fórum Clóvis Beviláqua funciona em regime de plantão neste período.
Postos de Saúde 
Fecham nesta quinta-feira, 29, e retomam somente no dia 2 de abril. Neste período, apenas funcionarão as salas de vacinação do Posto de Saúde de Messejana, nos dias 29 e 30 de março, e do Posto de Saúde Paulo Marcelo (Centro), nos dias 31 de março e 1º de abril, sempre de 8h30 às 16h30. 
O QUE ABRE NA SEXTA 
Supermercados 
Supermercados funcionarão normalmente, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), incluindo os estabelecimentos localizados em shoppings. 
Padarias 
As padarias terão ponto facultativo, segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan). Ou seja, a escolha é do proprietário.
 
Cinemas 
Filmes serão exibidos de acordo com as sessões determinadas pelas empresas das redes de cinema. 
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) 
Posto de coleta localizado no Instituto Doutor José Frota (IJf), no Centro, abrirá durante todo o feriado. Na quinta-feira, 29, o horário de funcionamento é das 7h30min às 18h30min. Na sexta, sábado e domingo que atravessam a Semana Santa, o atendimento será das 13h às 17h30min.  
No entanto, hemocentro localizado na avenida José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, fechará na sexta-feira, 30. No sábado, 31, abrirá de 8h às 16 horas. Aos domingos, a unidade é fechada. 
O QUE FECHA NA SEXTA-FEIRA  
Bancos 
 
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias fecham somente no dia 30. Para realizar operações bancárias, a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes.
 
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para a data comemorativa poderão ser pagos nos próximos dias úteis, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
 
Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou, no caso das que têm código de barras, pagá-las nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). 
Ceasa 
Os pontos de Maracanaú, Tianguá e Barbalha das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) fecham nesta sexta-feira, 30. No entanto, as atividades retomam no sábado, 31. 
 
Nos dias 28 e 29 de março, os entrepostos de Maracanaú estarão abertos para os consumidores a partir das 2h.
Metrofor 
Não haverá operação nas linhas administradas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) na sexta-feira, 30. Na quinta-feira, 29, e sábado, 31, as linhas operam normalmente. Veja abaixo o detalhamento:
 
Linha sul: quinta-feira, 29: operação normal, de 5h30 às 23h. Sexta-feira, 30: não haverá circulação de trens. Sábado, 31: operação normal, de 5h30 às 23h.
 
Linha Oeste: quinta-feira, 29: operação normal, de 5h30 às 20h40min. Sexta-feira, 30: não haverá circulação de trens. Sábado, 31: operação normal, de 5h30 às 20h40.
 
Ramal Parangaba- Mucuripe (operação assistida). Quinta-feira, 29: operação normal, de 6h às 12h. Sexta-feira, 30: não haverá circulação de trens. Sábado, 31: não haverá circulação de trens.
 
VLT Cariri: quinta-feira, 29: operação normal, de 6h às 19h. Sexta-feira, 30: não haverá circulação de trens. Sábado, 31: operação normal, de 6h às 14h.
 
VLT de Sobral: quinta-feira, 29: operação normal, de 5h30 às 23h. Sexta-feira, 30: não haverá circulação de trens. Sábado, 31: operação normal, de 5h30 às 23h.
 
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) 
 
Lojas de atendimento fecham nesta sexta-feira, 30, e reabrem na segunda-feira, 2. O antedimento das redes de água e esgoto funcionará em regime de plantão da companhia. 
Os clientes que necessitarem de atendimento podem entrar em contato com a companhia pelos canais de comunicação disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por meio do chat online, no portal da Cagece
 
Shoppings em Fortaleza 
 
Parangaba. Lojas fecham nesta sexta-feira, 30. No entanto, praça de alimentação abre das 11 às 22 horas. Já o cinema abrirá de acordo com sessões divulgadas no site da UCI. Sábado e domingo o funcionamento é normalizado. 
 
Iguatemi. Lojas fecham na sexta-feira, 30. Funcionam apenas o cinema, as praças de alimentação, Lojas Americanas e Hipermercado Extra. As atividaves voltam ao normal no sábado, 31, e no domingo, 1°. 
Benfica. Lojas e quiosqueas fecham na sexta-feira, 30. Abrem, no entanto, o supermercado e áreas de lazer.
 
Mercadinhos São Luiz – funcionamento das 08h às 21h;
Lojas Americanas – funcionamento das 11h 30 às 21h;
Entretenimento e Cinemas Benfica – funcionamento das 11h 30 às 22h;
Praça de Alimentação – funcionamento das 11h 30 às 22h.
 
 
Fonte: O POVO ONLINE

Comente com Facebook

Ipu Post