CearáDestaquesIpu

Bica do Ipu inserida na rota turística; Empresa de Fortaleza fará excursão para a Serra da Ibiapaba

Ipu Post

O pacote turístico da empresa Ceará Encantos Viagens contempla principais ponto da região da Ibiapaba. Excursão passará pelo Véu de Noiva, em Ipu. 

O pacote

Transporte executivo, 2 diárias no Neblina Park Hotel, 2 cafés da manhã, entrada no Sítio do Bosco, taxa de visita a reijers, taxa de roteiro histórico e cultural no Parque Nacional e guia turístico. O pacote a vista sai por apenas 445 reais. 

A empresa Ceará Encantos viagens está com uma pacote disponível para a região da Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Estado do Ceará, a saída da capital cearense acontecerá no dia 1 de Junho ás 6 da manhã e Maranguape ás 6h30, um dos pontos que serão visitados será a Bica do Ipu.

De acordo Raquel Bernardo, dona da empresa, durante os três dias na região, serão visitados a Bica do Ipu, Sítio do Bosco em Tianguá, Viçosa do Ceará, Casa dos Licores, Igreja do Céu e Memorial Padre Antonio Vieira, cultivo de rosas da reijers em São Benedito e o Park Nacional de Ubajara.

Serra da Ibiapaba, também conhecida como Serra GrandeChapada da Ibiabapa e Cuesta da Ibiapaba, é uma região montanhosa que se localiza entre os Estados do Ceará e do Piauí. A região tem uma abundante vegetação que possui muitos encantos naturais. A temperatura da região é agradável com altitude média 800 metros acima do mar.

Uma região atraente em riquezas naturais que já era habitadas por diversas etnias indígenas. Os povos que viviam já negociavam diversos produtos naturais com povos europeus, tais como os franceses, antes mesmos da chegadas dos portugueses. Habitada inicialmente por índios tabajaras e tapuias, como a índia Iracema que se banhava na bica do Ipu foi bastante retratada no livro Iracema de José de Alencar.

A cidade mais antiga da serra é Viçosa do Ceará, que foi colonizada pelos jesuítas da Companhia de Jesus a partir do século XVI. Também encontram-se as cidades do TianguáUbajara – onde existe a Gruta de Ubajara e o bondinho do Parque Nacional de Ubajara – São BeneditoIbiapinaCroatáGuaraciaba do Norte, – neste município encontra-se a cidade de pedras, Carnaubal e Ipu que tem sua famosa bica(cachoeira) com 135m de altura que fica no sopé da serra da Ibiapaba que e bastante visitada o parque da bica de Ipu.

É grande produtora de hortaliças e flores que são exportadas para a Europa e também é grande produtora de cana-de-açúcar e derivados como cachaçarapaduramel e alfenim, entre outros, distribuindo estes produtos para toda a Região Norte do Ceará e parte do Piauí.

A região foi destaque no Programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão em 2016, a Bica do Ipu, o campo de rosas em São Benedito e o Park Nacional de Ubajara passou em rede nacional.

 

Governo Municipal 

Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde o ano passado, onde Adriano Melo e Silvio Carvalho fizeram as articulações para o município de Ipu se engajar no processo de roteirização do Turismo da Ibiapaba, foram executadas várias atividades do Sebrae no município em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Mapeamento turístico do município, consultoria nas empresas dos segmentos de gastronomia, hospedagem e na economia criativa com capacitação e certificação dos artesãos via CEART.

Esse pacote Encantos da Ibiapaba é uma inicinativa da empresa que reconheceu o potencial da região, ainda não é a rota turística certificada pelo SEBRAE, mas já nos mostra o interesse dos empresários.
O município de Ipu está se preparando com projetos macros que estão em fase de elaboração, requalificação do mercado público, Parque da Bica, melhoria na infraestrutura como pavimentação de vias, ordenamento das entradas da cidade, melhoramento do parque de iluminação e reforma dos canteiros centrais, requalificação das praças e paisagismo, dentre outras que farão parte do projeto de urbanificação que atenda aos munícipes e visitantes.

 

O pacote

Transporte executivo, 2 diárias no Neblina Park Hotel, 2 cafés da manhã, entrada no Sítio do Bosco, taxa de visita a reijers, taxa de roteiro histórico e cultural no Parque Nacional e guia turístico. O pacote a vista sai por apenas 445 reais. 

Conforme a empresária, que é guia turística há 18 anos, em 2014 foi realizado uma excursão pra região, mas na época estava seco, e agora com o inverno bom um cliente pediu o pacote para aproveitar o clima. A empresa está entrando no segmento de escolas com pacotes para alunos.

 Raquel Bernardo, afirma que o maior intuito é mostrar as belezas e encantos do Ceará e a Serra da Ibiapaba reuni muitos atrativos.

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-Geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post