CearáDestaques

Entenda por que o céu de Fortaleza e de outras cidades do Ceará ficou dourado nessa quinta-feira

Céu em Fortaleza (Foto: via WhatsApp)
Ipu Post

Precedendo o temporal que caiu na Capital na noite dessa quinta-feira, um céu colorido surpreendeu

Logo antes da intensa chuva que atingiu a Grande Fortaleza na noite dessa quinta-feira, 17, quem olhou para o céu se surpreendeu com um intenso tom de amarelo, beirando o dourado entre as nuvens. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), este fenômeno acontece sempre no nascer e no pôr do sol, pelo motivo dos raios solares percorrerem um caminho mais longo.
 
David Ferran, meteorologista da Funceme, explica que esta trajetória mais longa, aliada à nebulosidade (presença de muitas nuvens) facilita o avistamente destas nuvens coloridas. “Se você perceber, o céu atrás tá muito azul e as nuvens estão na coloração dourada. Isto acontece porque além do caminho mais longo, o sol ilumina as nuvens por baixo.”, pontua. 
 
 
A coloração diferente veio momentos antes da forte chuva, porém não é diretamente relacionada. O fator determinante para este “céu dourado” é a presença de nuvens. “Logo antes da chuva, o céu estava com nuvens, mas pode ser que aconteça esse fenômeno sem nenhuma chuva, bastar ter nebulosidade.”, afirma David. Este momento, ainda segundo o especialista, pode ser visto de manhã cedo (nascer do sol), e no horário que acontece ontem (pôr do sol),
 
O espetáculo, que começou por volta das 17h30min, encantou quem passava e rendeu registros nas redes sociais. Municípios do interior do Ceará também puderam observar o fenômeno. 
 
Céu em Fortaleza (Foto: via WhatsApp)
Céu de Sobral
Céu de Quixadá, no Sertão Central
Céu de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza
Céu de Pentecoste
Céu em São Gonçalo do Amarante
 
 
 
Fonte: O Povo Online

Comente com Facebook

Ipu Post