CearáDestaques

Ceará atinge média histórica e pode superá-la até o fim da quadra chuvosa

(Foto: Funceme)
Ipu Post
As últimas semanas de maio marcam também o fim desta quadra chuvosa, iniciada em fevereiro. Até o final do mês, a tendência é de eventos de chuva, conforme o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, mas a média histórica já foi atingida. 
 
(Foto: Funceme)

Com essas chuvas, o Ceará pode continuar na média ou ultrapassá-la ligeiramente, de acordo com Fritz. Do início da quadra chuvosa até o momento, a Funceme registrou um volume de 581,7 milímetros (mm) de chuvas, um desvio de 3,2% abaixo da média (600,7 mm). Mesmo com esse percentual, o supervisor diz que já se pode considerar que a média histórica foi alcançada. 

 
Ainda assim, as precipitações de maio continuam inconstantes. De acordo com Fritz, foi observado que, até o momento, choveu 65,6 mm no mês, 27,6% abaixo da média estadual (90,6 mm). 
 
Entre as 7 horas de ontem até a manhã desta segunda-feira, 21, choveu em apenas 11 municípios do Estado. O maior volume pluviométrico concentrou-se em Tururu, no Litoral de Pecém, com 30 mm. Umirim vem em seguida, com 20 mm. Em Crateús, no Sertão Central e Inhamuns, o volume observado foi de 19 mm. Esses dados parciais são da Funceme e foram atualizados às 10h05min.
 
No restante desta segunda-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte do Ceará. No sul, há possibilidade de chuva. Para amanhã, 22, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e céu parcialmente nublado nas demais áreas. 
 
Confira as 10 maiores chuvas entre ontem e hoje:
 
Tururu (Posto: Melancias): 30.0 mm
 
Tururu (Posto: Tururu): 21.0 mm
 
Umirim (Posto: Umirim): 20.0 mm
 
Crateús (Posto: Aeroporto(crateus): 19.0 mm
 
Novo Oriente (Posto: Emaus): 5.0 mm
 
Novo Oriente (Posto: Novo Oriente): 4.8 mm
 
Pentecoste (Posto: Ac. Pereira De Miranda): 4.2 mm
 
Nova Russas (Posto: Nova Russas): 4.0 mm
 
Beberibe (Posto: Beberibe): 3.0 mm
 
Caridade (Posto: Caridade): 2.0 mm 
10 maiores chuvas por posto no dia (Foto: Funceme)

 

 
Fonte: Redação O POVO Online 

Comente com Facebook

Ipu Post