CearáDestaques

Municípios cearenses participam de encontro do Selo Unicef em Sobral

Ipu Post

Sobral- Representantes de 48 municípios da região Norte do Ceará, que participam da atual edição do Selo Unicef, estarão reunidos com a equipe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parceiros, nessa quarta-feira (30), no Centro de Convenções de Sobral. Ao longo do mês de maio, os 176 municípios inscritos nesta edição, divididos por polos, participam de capacitações técnicas em políticas públicas para crianças e adolescentes.

Representantes

Cada município será representado por dois gestores ligados à administração local, um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e, pelo menos, um adolescente que participa do NUCA– Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. O encontro contará também com a participação do representante do escritório do Unicef no Estado.

O evento faz parte do segundo ciclo de capacitações do Selo, Edição 2017-2020, e incluirá orientações sobre como os municípios serão agrupados para avaliação pelo Unicef, quais indicadores serão monitorados, como isso será feito, além de como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. Sobral sediará o terceiro encontro dessa etapa, já tendo ocorrido em Fortaleza, no dia 10 de maio, com 77 municípios, e em Juazeiro do Norte, em 15 de maio, com 51 municípios.

Participação

Na programação, também haverá um debate de orientação sobre direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e sobre participação juvenil. O Selo Unicef, Edição 2017-2020 conta com a participação de mais de 1.900 municípios de 18 estados brasileiros, que assumiram o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Estrutura

Os municípios são agrupados dentro de seus estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, são capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição. O sucesso do Selo é resultado da parceria entre o Unicef e governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Atuação

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Agenda

Dia 30 (quarta-feira)

No Centro de Convenções de Sobral

Na Avenida Dr. Arimatéia Monte e Silva, Campo dos Velhos

De: 8h30 às 17h

 

 

Fonte: Diário Zona Norte

Comente com Facebook

Ipu Post