CearáDestaques

Ceará teve 35 mortos em cinco chacinas este ano

(Foto: Evilázio Bezerra/ O POVO)
Ipu Post

A chacina que deixou quatro mortos em Quixeramobim, nessa quinta-feira, 18, é a quinta registrada no Estado só este ano

Quatro pessoas foram mortas em Quixeramobim, município a 204 km de Fortaleza, por volta das 20 horas da noite dessa quinta-feria, 28. É a quinta chacina no Estado só este ano. As três primeiras aconteceram entre 7 e 29 de janeiro. Ao todo, 35 pessoas foram mortas nas ocorrências.
 
Maranguape
 
O primeiro caso foi registrado em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, na noite de 7 de janeiro. Quatro pessoas foram encontradas mortas em uma casa no bairro Novo Parque Iracema, na subida da Serra de Maranguape. A motivação, como em outras ocorrências, seria a disputa de facções criminosas por território.
 
Cajazeiras
 
Um tiroteio em uma casa de forró no bairro Cajazeiras, na Capital, deixou 14 mortos. Oito mulheres e quatro homens. É a maior chacina do Estado, superando os 11 mortos em Messejana, em novembro de 2015. 
 
Sandálias das vítimas
(Foto: Evilázio Bezerra / O POVO)
 
O massacre das Cajazeiras ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá. Um grupo armado chegou em três veículos, invadiu a festa chamada popularmente por “Forró do Gago” e começou a disparar contra as vítimas. Chacina ganhou repercussão internacional.
 
Itapajé
 
Não demorou 72 horas depois da maior chacina registrada no Ceará para que um massacre dentro da Cadeia Pública de Itapajé deixasse 10 internos mortos e oito feridos. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), briga entre grupos rivais resultaram nas mortes. A movimentação na cadeia foi contrala depois por policiais e agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais.
 
Benfica 
 
Na noite do dia 9 de março, outro massacre. Sete pessoas foram mortas nas ruas do Benfica, conhecido bairro boêmio e universitário de Fortaleza. As três primeiras vítimas foram executadas na Praça da Gentilândia. As duas primeiras pessoas foram alvejadas com 10 tiros e a terceira teve cinco perfurações à bala. 
 
Mais três pessoas foram mortas em frente à sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), na Vila Demétrio. A última execução aconteceu na rua Joaquim Magalhães. Além dos mortos, um jovem de 22 anos foi baleado no pé e uma mulher de 25 foi acertada por disparos no braço e na barriga.
 
Quixeramobim
 
Crime aconteceu entre os bairros Conjunto Esperança e Planalto Sabonete. Foram vitimadas três mulheres e um homem, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Outro homem ficou ferido na perna e socorrido a unidade de saúde local. O crime teria características de execução. 
  
Casos em 2017
 
20/2 – Granja Lisboa. Cinco pessoas mortas e outras três feridas em conflito entre facções
 
3/6 – Aquiraz. Seis pessoas mortas em festa que comemorava soltura de traficante
 
12/6 – Horizonte. Cinco mortos, entre eles uma criança de três anos, e outras três pessoas feridas
 
20/7 – Paraipaba. Três mortos em conflito de facções
 
8/10 – Bom Jardim. Quatro pessoas mortas em suposta reunião para selar acordo de paz. Dois suspeitos presos
 
13/11 – Centro de Semiliberdade Mártir Francisca, Sapiranga. Vinte homens armados invadiram o centro e mataram quatro internos, de 13, 15 e 16 (2) anos. 
 
 
 
RUBENS RODRIGUES
Fonte: O Povo Online

Comente com Facebook

Ipu Post