CearáDestaques

Ligações para disque-prevenção de suicídio agora são gratuitas em todo o Brasil

(Foto: divulgação)
Ipu Post

Em 2017, o telefone de prevenção ao suicídio recebeu cerca de 2 milhões de ligações. Para este ano, a expectativa é ultrapassar os 2,5 milhões de atendimentos

Quem precisa buscar algum tipo de apoio psicológico, seja para conversar ou para um encaminhamento médico, agora não precisa mais pagar pela ligação. O número do Centro de Valorização da Vida (CVV), o 188, agora recebe ligações gratuitas de todo o Brasil. Parceria entre o CVV e o Ministério da Saúde, o número já estava disponível para 23 estados brasileiro no ano passado. Apenas Maranhão, Bahia, Pará e Paraná não eram contemplados. 
 
Em 2017, o telefone de prevenção ao suicídio recebeu cerca de 2 milhões de ligações. Para este ano, a expectativa é ultrapassar os 2,5 milhões de atendimentos. A possibilidade da ligação é recente, mas o CVV existe desde 1962 para ajudar quem estiver passando por algum momento difícil. 
 
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o servidor público e voluntário do Centro, Félix Flor, disse que as pessoas procuraram o órgão quando sentem necessidade de desabafar e contar histórias que, muitas vezes, pessoas próximas como familiares e amigos não conseguiriam ouvir.
 
Falar do íntimo não é simples. É o que acredita Antônio Batista, voluntário há 18 anos.”Imagina a caminhada que essa pessoa já deve ter feito para pegar o telefone e falar sobre suas angústias para uma pessoa que ela não conhece”, pondera. 
 
Para além do telefone, o CVV disponibiliza atendimentos presenciais, por chat e por email. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% dos casos de suicídio poderiam ter sido prevenidos e é este o trabalho que o Centro faz.
 
Redação O POVO Online

Comente com Facebook

Ipu Post