DestaquesNacional

Maior eclipse lunar do século acontece na próxima sexta-feira e pode ser visto no Brasil

Lua de sangue que pode ser observada no dia 31 de janeiro desse ano. Na próxima sexta, lua de sangue acontece novamente, junto a eclipse lunar. (Foto: Julio Caesar/O POVO)
Ipu Post

Lua de sangue já foi observada em Fortaleza, no dia 31 de janeiro desse ano. Na próxima sexta, lua de sangue acontece novamente, junto a eclipse lunar

Na próxima sexta-feira, 27, o poderá ser visto, do Brasil, o mais longo eclipse lunar total do século 21. No país, a fase total do eclipse acontecerá entre as 16h30min e as 18h13min. As informações são da BBC Brasil.
 
De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total, enquanto a parte oeste terá a visão apenas parcial. Para ver a Lua no eclipse total, o Observatório diz que as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste.
 
A partir das 18h13min, a Lua começa a sair da sombra mais escura, dando início ao eclipse parcial que vai até as 19h19min. Depois a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que dura até as 20h29min. Para o Nordeste do Brasil, a lua já vai nascer eclipsada às 17h20min.
 
Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra.
 
Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, chamada de “lua de sangue”. Isso por que nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. A luz solar atinge a Lua por meia da atmosfera da Terra, fazendo com que algumas faixas de frequência da luz solar sejam “filtradas”, criando esse efeito alaranjado.
 
 
Fonte: Redação O POVO Online

Comente com Facebook

Ipu Post