DestaquesIpu

Secretaria de saúde de Ipu torna público números do 2º trimestre do NASF, CAPS, SAD e CEO Ipu

Ipu Post

O Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008 e atualizada pela Portaria de nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012, que redefine os parâmetros de vinculação das modalidades 1 e 2, além de criar a modalidade 3.

O NASF foi criado com o objetivo de aumentar a resolubilidade das Equipes de Saúde da Família mediante o apoio matricial de especialistas, no desenvolvimento de ações básicas de saúde. Deve ser constituído por equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF no qual o NASF está inserido.

As equipes multiprofissionais do Nasf são compostas por diferentes categorias profissionais: Assistente social; profissional de Educação Física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação (arte educador); nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; médico pediatra; médico veterinário; médico psiquiatra; médico geriatra; médico internista (clínica médica); médico do trabalho; médico acupunturista; e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas. http://www.saude.mt.gov.br

ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
NASF 549 548 520 1617
FONTE: E-SUS
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS

Segundo o site http://portalms.saude.gov.br, Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
CAPS 554 596 491 1641
Fonte: Consolidado mensal de atendimentos
SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR – SAD
Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD)

A EMAD é a principal responsável pelo cuidado do paciente domiciliado. A diferença entre as EMADs e as equipes de atenção básica está no tipo de atendimento prestado (especializado para pacientes domiciliados) e na composição da equipe profissional, que deverá conter, minimamente:

I. 1 ou 2 profissionais médicos, com somatório de carga horária semanal (CHS) de, no mínimo, 40 (quarenta) horas;

II. 1 ou 2 profissionais enfermeiros, com somatório de CHS de, no mínimo, 40 (quarenta) horas;

III. 3 ou 4 (pois pode ser 3 profissionais de 40h ou 4 profissionais de 30h);

IV. Profissional fisioterapeuta e/ou assistente social, com somatório de CHS de, no mínimo, 30 (trinta) horas.

http://dab.saude.gov.br
ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
SAD 203 208 125 536
Fonte: e-SUS
CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS – CEO
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é classificado como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros de especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:
» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
» Periodontia especializada
» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
» Endodontia
» Atendimento a portadores de necessidades especiais

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos. Fonte: http://dab.saude.gov.br
ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
CEO 525 470 445 1440
Fonte: Consolidado mensal de atendimentos
“As informações contidas são fidedignas e constam no site do Ministério da Saúde e a publicidade dada tem por objetivo, melhor informar a nossa população”

  ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
NASF 549 548 520 1617

 FONTE: E-SUS

  ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
CAPS 554 596 491 1641

Fonte: Consolidado mensal de atendimentos

  ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
SAD 203 208 125 536

Fonte: e-SUS

  ABRIL MAIO JUNHO TOTAL
CEO 525 470 445 1440

Fonte: Consolidado mensal de atendimentos

 

 

Da Redação do Ipu Post
Fonte: ASARIAS ARAÚJO – Gerente das Unidades Básicas de Saúde

Comente com Facebook

Ipu Post