Ipu

Ipu (CE): Festival União da Ibiapaba chega a sua 12º edição

Serra da Ibiapaba- CE; Ipu dará lugar à arte, entre os dias 20 e 25 deste mês, por meio do Festival União da Ibiapaba (Foto: divulgação).
Ipu Post
De 20 a 25 deste mês ocorre, na chapada da Ibiapaba, a 12º edição do Festival União da Ibiapaba (FUI), que ao longo de seus doze anos atravessa a região levando música, audiovisual e literatura, agora chegando ao município de Ipu, na região Norte. Serão seis dias de imersão nas mais variadas linguagens com um foco especial na tradição literária do município, que durante a semana do festival completa 178 anos de existência, e as festividades se somam a programação do FUI.
 
Programação
 
A ideia do Festival, realizado em vários pontos da cidade, é trazer para o público da região uma programação de qualidade e fomento da cultura local, capacitando e fortalecendo agentes para a perpetuação dessas ações. Os destaques desta edição serão as produções literárias com uma programação que transita entre capacitação de educadores, palestras e concursos.
 
Shows
 
A música local também tem lugar de destaque na programação com a realização do II FuiFest, Festival de Música Autoral da Ibiapaba, que este ano conta com a participação de doze bandas da região. Saraus musicais e shows farão ainda a alegria do público. Grupo Choro Feliz (Ipu), Igo Negão (Ipu), Transacionais, Pedro e Benício, Dona Leda, Renegados, Amado Batista e Toca do Vale sobem ao palco desta edição, montando no meio da praça principal de Ipu. Mostra de cinema, debates, palestras, feira de livro e artesanato compõem ainda a programação.
 
Feira do livro e Artesanato
 
Dos dias 23 a 25 de agosto, no meio da praça principal, será montada uma grande feira a céu aberto, que irá reunir o melhor da literatura e do artesanato local. O objetivo é unir e proporcionar uma grande troca de saberes, aberta a quem quiser somar ao movimento literário.
 
Mostra de cinema
 
O Festival também dedica um momento para o cinema. Com o objetivo de trazer capacitação a aprimoramento ao núcleo audiovisual da região, a oficina Roteiro de ficção e cinema, com o renomado cineasta Nirton Venâncio, ocorre no dia 22, finalizando com a exibição do melhor que vem sendo produzido, quando o assunto é cinema na Ibiapaba.
 
Saraus musicais
 
De 23 a 25, sempre aos finais de tarde, os participantes poderão se encantar pela magia sonora dos saraus musicais. Com recitais de textos e poesias feitos por escritores e músicos da região. O Fui, iniciado e 2016, se consolidou como o maior festival de música da serra da Ibiapaba. Com uma proposta itinerante, o Festival, a cada ano, ocorre em municípios diferentes da microrregião, favorecendo a democratização de suas ações. De acordo com a organização do evento, “ao longo de sua trajetória, já passaram pelo festival, mais de 2 mil artistas, com apresentações para um público de cerca de 15 mil pessoas. Uma longa história que versa entre o cultural, social e ambiental. E como o nome já diz, tem como objetivo provocar a união de uma região que tem um potencial muito forte, política e culturalmente falando”.
 
Serviço
Festival União da Ibiapaba
Local: Ipu (Ibiapaba)
Data: 20 a 25 de agosto de 2018

Comente com Facebook

Ipu Post