CearáDestaquesIpu

Ipu (CE): Saiba como funciona o CRESUS Central de Regulação do SUS

Ipu Post

CRESUS IPU 

A Central de Regulação do SUS funciona na secretaria de saúde do município de Ipu, sito a Rua Antonio Martins S/N aberto de segunda a sexta feira. 

VOCÊ CONHECE A CRESUS? 

A Central de Regulação do Sistema Único de Saúde – SUS é uma Central de Regulação integrada via Rede informatizada que em tempo real recebe e direciona as demandas via referencias municipal e intermunicipal de consultas especializadas e exames. Tudo isso através do conhecimento da capacidade de oferta de consultas e exames especializados públicos, contratados e conveniados que integram a rede SUS. A Central de Regulação fortalece a gestão compartilhada, pois é um instrumento de subsídio às decisões sobre a política municipal e sobre macro-políticas regionais e intersetoriais. 

CRESUS NO IPU 

No Ipu, a CRESUS é considerada o coração da Secretaria de Saúde, pois é nela que são agendados os exames especializados como internamente como: RAIO X, ULTRASSONAGRAFIAS, MAMOGRAFIAS, EXAMES LABORATORIAIS, ELETROCARDIOGRAMAS E EXTERNAMENTE, SÃO AGENDADOS, ECOCARDIOGRAMA, TOMOGRAFIA, LARINGOSCOPIA, ENDOSCOPIA, HOLTER, MAPA, ECOCERDIOGRAFIA DE ESTRESSE, entre outros. 

Quando tratamos de consultas especializadas, também é na CRESUS que são agendados os especialistas como: ORTOPEDISTAS, GINECOLOGISTAS, DERMATOLOGISTAS, CIRURGIÃO GERAL, OTORRINOLARINGOLOGISTA, UROLOGISTA, ANGIOLOGISTA, CIRURGIÃO PLÁSTICO, PROCTOLOGISTAS entre outros. O numero de vagas para exames e especialista depende da Programa Pactuada e Integrada – PPI e variando conforme especialidades. 

As demandas são oriundas do Programa saúde da Família – PSF’s, dos Hospitais e ambulatórios particulares. Hoje, a CRESUS da Ipu, conta com 03 funcionários, tendo como Coordenadora a enfermeira Diana Sipião. O atendimento ao publico se dá, manhã e tarde no horário das 7: 30 as 11: 30 horas e das 14: 00 as 17: 00 horas. Segundo a Coordenadora da Central de Regulação, a gestão municipal através de seus gestores (Prefeito Sérgio Rufino e Secretario de Saúde Glaydson Martins) tem dado total apoio ao setor. Para ela, a gestão na CRESUS tem que ser feita com muito zelo respeitando sempre os Princípios que rege o SUS. 

Fonte: ASARIAS ARAÚJO

Comente com Facebook

Ipu Post