CearáDestaquesNacional

Vacinação contra gripe no Ceará segue calendário nacional e é antecipada para 10 de abril

Decisão de antecipar vacinação contra gripe em todo o país se dá após registros de casos no estado do Amazonas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ipu Post

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe no Ceará deve seguir o calendário nacional. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 20, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Pelo Twitter, o Ministério da Saúde informou, nessa terça-feira, 19, que a ação em todo o País será antecipada em 15 dias, com início previsto para 10 de abril e término para 31 de maio. O Governo Federal distribuirá 64 milhões de doses este ano.

A ação costumava ocorrer na segunda quinzena de abril. No entanto, a decisão de antecipar a campanha de imunização em todo o País se dá após os registros de H1N1 no estado da Amazonas.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

O público-alvo da campanha de vacinação são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Na primeira etapa nacional serão priorizadas as crianças de um a cinco anos, gestantes e puérperas em decorrência da vulnerabilidade desse público. A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.

Sintomas e prevenção

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem: evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas); restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação; evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados; e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde recomenda medidas como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus. Também não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante alertar para sinais e sintomas de gravidade para a busca imediata de avaliação em uma unidade de saúde.

 

Fonte: O POVO ONLINE

Comente com Facebook

Ipu Post