DestaquesNacional

Tempestade Iba se aproxima do Nordeste, no sul da Bahia, e ondas em alto-mar podem chegar a 5 metros

Satélite mostra movimentação da tempestade próximo ao sul da Bahia(Foto: INPE)
Ipu Post

Ventos marítimos entre sul da Bahia e o Espírito Santo podem chegar a 87 km/h. No Piauí, chuvas também estão assustando moradores da região litorânea

 

O ciclone marítimo que se aproximava do litoral sul do Nordeste, na Bahia, teve classificação alterada para tempestade tropical, que é mais amena. Os efeitos poderão ser sentidos no litoral sul da Bahia e no Espírito Santo até a próxima terça-feira, 26.

Os ventos em alto-mar podem chegar a 87 km/h. Próximo à costa, devem chegar a 61 km/h. As ondas devem ter entre três e cinco metros em alto-mar. Há possibilidade de ressaca na costa, com ondas de até 2,5 metros.

A tempestade foi batizada de “Iba” – “ruim”, em tupi-guarani.

Enquanto isso, no litoral do Piauí, mais precisamente no município Parnaíba, a situação está crítica. Famílias e veículos ficaram ilhadas por conta do nível de água que alagou vários bairros da Cidade. Uma situação semelhante também acontece no município de Ilha Grande, responsável por registrar maior volume de chuvas no Estado, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Várias famílias tiveram que ser resgatadas em virtude das chuvas que ganharam intensidade desde a última quinta-feira, 21. 

No estado vizinho,  Maranhão, a chuva também causou estragos neste domingo, 24. Vários pontos da capital São Luís, ficaram alagados. Houve também queda de muros e deslizamentos de terra. O Hospital da Criança ficou alagado e os pais e visitantes que estavam no local não conseguiram entrar por causa da água espalhada nos corredores do local.

 

Fonte: O Povo Online

Comente com Facebook

Ipu Post