DestaquesIpu

A importância dos Grupos de Gestantes em Unidades Básicas de Saúde de Ipu

Ipu Post
A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelo governo (VIEIRA, 2011).

O QUE FAZER NUM GRUPO DE GESTANTE?

O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde (MS, 2006).

 
Nos PSF’s de Ipu, ocorrem ações educativas durante o pré-natal nos grupos de gestantes abordando temas sobre a Importância do Pré-Natal, Modificações Corporais e Emocionais, Sintomas comuns na gravidez, Alimentação Saudável, Cuidados de higiene, Cuidados com as mamas, Importância do aleitamento materno, Atividade física, Sexualidade, Benefícios legais a que a mulher tem direito, o Parto e o Puerpério, Importância do Planejamento Familiar, Cuidados com o RN, Importância do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento da Criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.
 
 
 

WhatsApp Image 2019-06-06 at 09.22.49(1)

Da Redação do Ipu Post
Fonte: Asarias Araújo

Comente com Facebook

Ipu Post