DestaquesIpueirasPolitica

Consórcio de Resíduos Sólidos é pauta de Assembleia dos prefeitos da região dos Sertões

Ipu Post
O prefeito de Ipu, Sérgio Rufino participou na manhã desta segunda-feira (17/06) em Ipueiras, da Assembleia Ordinária dos prefeitos que fazem parte do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús. As autoridades municipais foram recepcionados pelo anfitrião, Prefeito de Ipueiras e presidente do Consórcio, Raimundo Melo Sampaio, o conhecido “Nenem do Cazuza”.
A Assembleia teve como pauta principal, a adesão do prefeito do município de Poranga, Carlisson Emerson Araújo da Assunção e, uma possível data para o lançamento do “Processo Licitatório” para a construção das CMR’s – Centrais Municipais de Resíduos, dando assim, o “ponta pé” inicial para as atividades.
O estado do Ceará vem há cerca de dez anos trabalhando para a criação de consórcios entre os municípios para o enfrentamento da questão de Resíduos sólidos, no primeiro estudo para implantação de aterros sanitários, onde surgiram os COMARES. 
 
Em 2018 no Ceará foram criados 6 consórcios nessa metodologia, dentre eles o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão de Crateús, onde os sete primeiros municípios consorciados são Ipueiras (sede), Ipu, Hidrolândia, Catunda, Tamboril, Nova Russas e Monsenhor Tabosa, em processo de consorciamento estão os municípios de Santa Quitéria, Crateús, Novo Oriente, Independência, Poranga, Ipaporanga e Ararendá. Atualmente o presidente do consórcio é o Prefeito do Município de Ipueiras Raimundo Melo Sampaio, o conhecido “Nenem do Cazuza”. Cada município consorciado passa ter gerenciamento integrado de seus resíduos sólidos atendendo a Lei Federal Nº 12.305/2010.
Dentre os benefícios que este consórcio trará, uma delas será a preservação ambiental economizando recursos naturais através do processo de reciclagem e, a geração de emprego e renda, formal e informal, dentre outros.
Fizeram-se presentes os prefeitos de: Ipu, Tamboril, Hidrolândia, Poranga e Ipu, também, a Superintendente do Consórcio e, técnica em gestão de resíduos sólidos, Sra. Márcia Andrade, o Procurador Geral do Consórcio, recém empossado, Dr. Sebastião Gomes de Matos Neto e, demais autoridades e, representantes dos municípios.

 

(Governo Municipal de Ipu)

Comente com Facebook

Ipu Post