CearáDestaques

Sexta-feira 13 terá lua cheia pela primeira vez desde outubro de 2000

Nesta sexta-feira, 13, a lua estará cheia(Foto: O POVO)
Ipu Post

Apesar da raridade, o fenômeno ocorrerá mais uma vez em 2019: a próxima será em dezembro

 

Além desta sexta-feira cair no dia 13, a noite será de lua cheia — junção mística que ocorreu pela última vez em outubro de 2000. De acordo com Maurício Ferreira, membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Lepa) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o astro estará com 99% do brilho durante o evento, que terá início por volta das 17h25min.

Uma curiosidade sobre as luas cheias é a coloração alaranjada que apresenta em alguns momentos. Segundo Ferreira, isso acontece por causa do contato da luz com a atmosfera terrestre. Quando surge, a Lua tem uma proximidade com o horizonte que faz com que a luz refletida pelo satélite passe por uma espessa camada antes de chegar aos olhos humanos. “Quando atravessa a atmosfera da Terra, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar”, explica o pesquisador. Isso ocorre ao anoitecer ou ao amanhecer, da mesma forma que acontece com o Sol nesses horários.

A lua aparecerá cheia até domingo, 15. Apesar da raridade de luas cheias em sexta-feiras 13, o fenômeno ocorrerá mais uma vez em 2019: a próxima será em dezembro. As informações são do portal UOL.

 

Fonte: O Povo Online

Comente com Facebook

Ipu Post