DestaquesRegionais

Com forte chuva, alvorada marca o início dos festejos de São Sebastião em Ipu

Ipu Post
“São Sebastião, exemplo de vida cristã para a igreja: casa dos filhos de Deus”, esta é a temática central da 177ª festa do padroeiro do município de Ipu no Ceará. Os festejos prometem, a cada noite, trazer reflexões sobre o exemplo que o santo católico Sebastião ensina. A tradicional alvorada abriu o início dos novenários na cidade com uma “motocarreata” que, devido as fortes chuvas, mudou a programação da noite.
 
Prevista para iniciar no final da tarde desta sexta-feira(10), a passeata de abertura dos festejos católicos de Ipu contou com um imprevisto climático. A “motocarreata” teve início na residência do professor Fábio Costa e de sua esposa Joana Paula, no bairro Pereiros. Percorrendo as principais ruas da cidade de Ipu, os devotos levaram a imagem de São Sebastião até o patamar da igreja matriz para a benção dos veículos. Com a forte chuva que banhou a “terra de Iracema” no início da noite, o números de transportes foi mínimo, mas o bastante para propagar o início da festa de São Sebastião.
 
“A chuva é algo bom. Sempre pedimos por ela e quando Deus a envia é um sinal de que devemos nos conscientizar e realizar as nossas novenas dentro da nossa igreja”, declarou o Padre João Batista, pároco da cidade. As novenas são tradicionalmente realizadas no patamar central da igreja matriz de Ipu, mas devido ao atual período climático, a missa de alvorada foi celebrada dentro do templo católico. Padre João afirmou ainda que as pessoas costumam rezar em favor da não violência e da paz, mas que nunca olham para o que acontece dentro dos próprios lares. “Sempre pedimos paz, mas dentro das nossas casas estamos vivendo guerras, sendo amargos com os nossos irmãos. Que possamos aprender com São Sebastião os ensinamentos de convivência fraterna”, finalizou.
 
Durante os festejos, a cada missa, um setor paroquial ou municipal será homenageado. Na noite de alvorada, as capelas da sede e das comunidades do Escondido, do Passa Sede, da Exposição, da Alegria e do Sítio Macaco receberam a benção especial ao fim da celebração. A 177ª festa de São Sebastião acontecerá até o dia 20 de janeiro e, a cada noite, terá um padre convidado para presidir a santa missa.

 

TEXTO: Vinícius Braga Timbó 
FOTOS: PASCOM

Comente com Facebook

Ipu Post