CearáDestaques

Funceme registra chuvas em mais de 100 cidades do Ceará entre domingo e segunda

Almofala em Itarema amanheceu com nuvens de chuva João Ribeiro
Ipu Post

Maior chuva ocorreu na cidade de Marco, na Região Norte, com 46,2 milímetros

 

Mais de 100 municípios registraram chuvas no Ceará entre as 7h deste domingo (9) e as 7h desta segunda (10), de acordo com o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

teve a maior chuva, com . Cruz, na Região Norte do Estado, teve 53 milímetros. Municípios da mesma região, como Marco (46,2 milímetros), Granja (45 milímetros), , Acaraú (32 milímetros) e Forquilha (29,5 milímetros), também apresentaram acumulados consideráveis. Houve precipitações ainda em Quiterianópolis e Solonópole, ambas as cidades com 36 milímetros.

As maiores precipitações do período foram Paracuru, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 100,8 milímetros, Cruz (53 milímetros), Marco (46,2 milímetros), Granja (45 milímetros), Itarema (37 milímetros), Solonópole (36 milímetros), Quiterianópolis (36 milímetros), Amontada (36 milímetros), Amontada (36 milímetros), Tarrafas (35 milímetros) e Itapipoca (34,6 milímetros). Em Fortaleza, a Funceme contabilizou apenas 7,4 milímetros no posto de Messejana.

10 maiores chuvas por posto no dia:

  1. Marco (Posto: Panacui) : 46.2 mm
  2. Granja (Posto: Sambaiba) : 45.0 mm
  3. Amontada (Posto: Barra Das Moitas) : 36.0 mm
  4. Solonópole (Posto: Acude Tigre) : 36.0 mm
  5. Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 36.0 mm
  6. Tarrafas (Posto: Tarrafas) : 35.0 mm
  7. Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 34.6 mm
  8. Acaraú (Posto: Acarau) : 32.0 mm
  9. Ubajara (Posto: Ubajara) : 30.8 mm
  10. Forquilha (Posto: Ac. Forquilha) : 29.6 mm

 Nuvens com chuva no Norte do Estado

Segundo o órgão, essas chuvas ocorrem porque existem nuvens de precipitações no Norte do Ceará. Essa nebulosidade está associada à formação de áreas de instabilidade que se formam sobre o oceano e se deslocam em direção ao continente.  

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema indutor de chuva. A ZCIT são nuvens que circulam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul. 

Previsão para os próximos dias

A previsão da Funceme para segunda-feira é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva nos litorais Norte e Pecém, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, chuva isolada.  

Para terça-feira (11), a expectativa é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Há possibilidade de chuva nos litorais Pecém e Fortaleza e no Maciço de Baturité.

Para quarta-feira (12), a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. 

 

Fonte: DN

Comente com Facebook

Ipu Post