DestaquesNacional

Brasil tem 252 pacientes com suspeita de coronavírus; Ceará segue com seis casos suspeitos

Novo coronavírus foi batizado 2019 n-CoV Foto: Reprodução
Ipu Post

Os dados são atualizados diariamente, às 16 horas, na plataforma IVIS

 

O Ministério da Saúde (MS) monitora 252 pacientes com suspeita de infeção pelo novo coronavírus. Outros 89 casos foram descartados. A última atualização da base de dados do órgão, divulgada neste domingo, 1°, segue registrando seis casos suspeitos no Ceará. Outros dois casos foram descartados.

Até o momento, o Brasil tem dois casos confirmados da doença. Os pacientes são brasileiros, estão em São Paulo e têm como local de infecção a Itália. Apesar da nova confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.. Os casos não possuem vínculo entre si e foram identificados em unidade de saúde privada, conforme informou o MS.

Nesta segunda-feira, 2, os dados voltam a ser atualizados diariamente, às 16 horas, na plataforma IVIS (plataforma.saude.gov.br/coronavirus) do Ministério da Saúde.

A partir desta segunda-feira, o MS também inicia um novo fluxo e adotará integralmente os dados repassados pelos gestores locais. Antes, cada notificação era reanalisada pela equipe da pasta. A ação de descentralização da consolidação dos casos busca dar agilidade de resposta à doença. Os ajustes do novo fluxo estão sendo realizados neste fim de semana.

>> Mapa interativo mostra casos de coronavírus em tempo real

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

APLICATIVO AJUDA NA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS com o objetivo de conscientizar a população sobre o Covid-19, doença causada pelo vírus.

 

 

Fonte: O Povo Online/Com informações da Agência Brasil

 

Comente com Facebook

Ipu Post