CearáDestaques

Com 157 mm, Nova Russas registra sua maior chuva da série histórica

No Estado, mais de 60 municípios tiveram registros. (FOTO: Juan Pablo)
Ipu Post

O município de Nova Russas, localizado na macrorregião da Ibiapaba, registrou a maior chuva da sua série histórica. Considerando o intervalo entre as 7h da última terça (10) e 7h desta quarta-feira (11), o acumulado foi de 157 milímetros, no posto pluviométrico Nova Betânia, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Anteriormente, o município havia registrado 155 mm no posto Nova Russas (Sede), em 26 de janeiro de 1977. Esse acumulado das últimas 24 horas é o 5º maior observado no Ceará em 2020 – Granja, no Litoral Norte, apresentou o maior registro neste ano com 180 mm.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica o fenômeno meteorológico que pode ter resultado um acumulado tão expressivo no município. “Uma nuvem do tipo Cumulonimbus, aquela muito desenvolvida verticalmente, se formou na região; inclusive, com partes dela alcançando os municípios vizinhos de Ipueiras e Catunda, trazendo essa chuva tão intensa para Nova Russas. Então, esse é o tipo de nuvem que forma essa precipitação intensa”, comenta o especialista.

Fritz comenta também sobre as características da nuvem Cumulonimbus, chamada também de “nuvem de tempestade”. “Ela resulta de uma convecção muito intensa e profunda típica da região muito próxima do Equador, de áreas tropicais do planeta, e tem uma altura muito grande desde a base até o topo. Isso provoca pancadas de chuvas intensas e relativamente rápidas”, complementa o meteorologista da Funceme.

Nas últimas 24 horas, o Ceará registrou chuvas em pelo menos 63 municípios. Confira os principais acumulados entre ontem e hoje:

– Nova Russas (Posto Nova Betânia) : 157 mm;

– Catunda (Posto Catunda) : 106 mm;

– Granja (Posto Granja) : 100 mm;

– Itarema (Posto Carvoeiro) : 59 mm;

– Ipueiras (Posto Ipueiras) : 57 mm.

Previsão

Para o final desta quarta-feira, a Funceme aponta um cenário favorável à nebulosidade variável em todas as regiões do estado, com chuvas isoladas nos litorais de Pecém e Fortaleza, Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Cariri e possibilidade na região Jaguaribana. O Litoral Norte e Ibiapaba, com tendência de eventos de chuva, são as áreas com chances de mais precipitações.

Já para esta quinta (12), a tendência é de eventos de chuvas em todas as regiões com predomínio de nebulosidade variável.

 

Fonte: Funceme/Governo do Ceará

Comente com Facebook

Ipu Post