Destaques

Ipu está no alvo da ‘Operação Aditum II’ contra integrantes de organização criminosa no Ceará.

Ipu Post
No total, 312 policiais civis divididos em cem viaturas cumpriram os mandados em Ipu e mais 29 municípios do Ceará.
 
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã de hoje (12), a operação batizada de “Aditum II” – em latim significa acesso –, que resultou no cumprimento de 96 mandados de prisão em desfavor de alvos que integram uma organização criminosa no Estado. A ação policial contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e do Delegado Geral da PCCE, Marcus Rattacaso, que também cumpriram mandados de busca e apreensão contra um dos alvos em Fortaleza.
 
Conforme o delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, a operação teve como alvos integrantes de uma organização que realizaram ações criminosas no Estado no ano passado. “Essa operação teve o objetivo de prender, apreender e cumprir mandados de busca e apreensão contra alvos pertencentes a uma organização criminosa. Isso tudo fruto decorrente de investigações referentes aos ataques realizados no mês de janeiro de 2019. Naquele ano, em março, realizamos a primeira fase da operação e, agora, com a operação de hoje, fizemos a segunda investida contra esse grupo criminoso. Esse é um importante resultado que serve para provar que todos os envolvidos, naquelas ações criminosas estão sendo devidamente identificados e responsabilizados”, afirmou Marcus Rattacaso.
 
No total, 312 policiais civis divididos em cem viaturas cumpriram os mandados em 30 municípios do Ceará. Foram eles: Acarape, Acaraú, Aquiraz, Barreira, Beberibe, Caucaia, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Frecheirinhas, Forquilha, Fortaleza, Granja, Iguatu, Ipu, Irauçuba, Itapajé, Juazeiro do Norte, Maranguape, Mucambo, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá e Umirim.
 
Participam da ofensiva, policiais civis dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), da Capital (DPJC), da Região Metropolitana (DPJM), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Investigações

 
O trabalho policial é resultado de investigações da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) sobre a atuação de integrantes recém-ingressos no grupo criminoso. As investigações estão relacionadas a um grupo que promoveu ataques criminosos em 2019. A primeira fase foi realizada no início da manhã do dia 21 de março do ano passado e resultou, na época, no cumprimento de 89 mandados de prisão em desfavor de alvos que integram uma organização criminosa no Estado.
 
O delegado Harley Alencar, titular da Draco, explicou como as investigações ocorreram de 2019 pra cá. “Ano passado, foi dado ênfase nos chefes de grupos criminosos e agora estamos atacando a cadeia hierárquica como um todo. Hoje, atuamos na base e de forma inteligente, porque não adianta focarmos em apenas um único grupo e deixar grupos rivais preponderar sobre o outro. Nós trabalhamos de forma homogênea”, finalizou Harley.
 
(SSPDS)
 
Fonte: Portais de notícias do CE / IN

Comente com Facebook

Ipu Post