CearáDestaques

Governo do Ceará decreta estado de emergência e suspende aulas em escolas e universidades públicas por 15 dias. Assista

Ipu Post

O Governo do Ceará anunciou a suspensão das aulas em escolas e universidades públicas a partir da próxima quarta-feira (18-03-2020). Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, foi definido estado de emergência na saúde pública por causa do coronavírus.

Após a confirmação de três casos da Covid-19 no Ceará, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira (16), no Palácio da Abolição.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou ainda a suspensão de qualquer evento com mais de 100 pessoas apoiado pelo ente público.

A suspensão de aulas nas instituições pública valerá por 15 dias, contados a partir de quarta-feira. O governador ainda recomendou que instituições privadas tomem a mesma medida. “A recomendação do estado é que sejam suspensas [as aulas]”, frisou Camilo.

Outras medidas anunciadas por Camilo foram a suspensão das férias de todos os servidores públicos de saúde do estado, a obrigatoriedade de higienização dos transportes públicos na capital e interestaduais o envio de ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa solicitando suspensão de voos internacionais para o Ceará.

No último domingo (15), o governador Camilo Santana realizou um encontro com um grupo de médicos epidemiologistas para debater as ações realizadas em todo o Estado.

O gestor se reuniu, no mesmo dia, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo, com o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e o prefeito Roberto Cláudio para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará.

O comitê foi instituído no dia 13 de março, conforme publicação do Diário Oficial daquele dia. Fazem parte do grupo, além da Secretaria da Saúde, a Casa Civil; a Secretaria da Educação; a Segurança Pública e Defesa Social; a Secretaria da Administração Penitenciária; a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Casos confirmados – O Ceará tem três casos confirmados do novo coronavírus. Os três pacientes que testaram positivo para o Covid-19 viajaram e retornaram recentemente do exterior.

No novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (15), o Brasil tinha 200 casos confirmados da doença. Além disso, 1.913 casos são suspeitos e 1.486 foram descartados.

Os três casos confirmados pela Secretaria da Saúde do Ceará ainda não constam no balanço oficial do Ministério da Saúde.

Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que “dois estão internados em um hospital particular na capital e outro, em isolamento domiciliar”. O quadro clínico dos pacientes, neste momento, não é grave.

Anuncio agora novas e importantes medidas de prevenção ao coronavírus

Posted by Camilo Santana on Monday, March 16, 2020


Fonte: G1 Ceará

Comente com Facebook

Ipu Post