CearáDestaques

Nuvem colorida impressiona moradores de cidade no Noroeste do Ceará

Ipu Post
O registro foi capturado no interior do Ceará, e impressionou moradores na Serra da Ibiapaba.
Foto: Reprodução

Moradores da zona rural de Guaraciaba do Norte, na região da Serra da Ibiapaba, 301 quilômetros de Fortaleza, registraram uma nuvem colorida nos céus do município, na tarde deste sábado (21), conforme destacou uma internauta em rede social.

O fenômeno foi capturado foi registrado por volta dás 14 h. A internauta Luciana Pontes, publico um vídeo e uma foto, e de repente nosso céu fica assim as 2 da tarde, alguém sabe que fenômeno é esse, se questiona, visivelmente impressionada.

De acordo com a internauta, além dela, vários pessoas conseguiram observar a nuvem colorida nos céus da comunidade de Ramada, na divisa entre os municípios de Guaraciaba do Norte e Ipu, localizado ambos, na região Noroeste do Ceará.

O Ipu Post foi em busca da explicação para o fenômeno, conforme a Somar Meteorologia explicou que o fenômeno é chamado de irisação e ocorre devido à decomposição da luz solar em sete cores do arco-íris. Isso se dá porque a luz incide em cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera.

Posted by Luciana Pontes on Saturday, March 21, 2020

Há uma dispersão de luz solar na atmosfera e, em alguns momentos do dia, o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, de modo que a luz do sol apresenta tais cores. Em 2018, moradores de Ribeirão Claro, no norte do Paraná registram uma nuvem como á registrada no Ceará neste sábado. (VEJA ABAIXO)

Vendedor de Ribeirão Claro ficou impressionado com o fenômeno — Foto: André Luiz Nassif/Arquivo pessoal

Da Redação do Ipu Post
Diretor-Geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post