Destaques

OPINIÃO: Irresponsabilidade de ipuenses em não cumprir isolamento em meio à pandemia

A festa realizada por ipuenses em rio no Distrito Flores, ontem, foi destaque no programa Bom dia Ceará desta segunda-feira (6). (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Ipu Post
Multidão de pessoas foram registradas tomando banho de Rio em Flores, e campeonato de futebol estava acontecendo em meio à pandemia, conforme registra a Guarda Municipal.

Uma verdadeira irresponsabilidade tem sido cometida por parte da sociedade mundial, em especial moradores do município de Ipu, na serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, 296 quilômetros de Fortaleza, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Não é nenhum segredo, que o vírus registrado pela primeira vez em Wuhan, na China ainda no final de 2019, chegou em todos continentes do globo terrestre, e em quase sua totalidade onde governantes e populações não acreditaram ou não respeitaram orientações da OMS de manter quarentena ou isolamento social, sofrem bastante hoje.

Na Europa por exemplo, temos os exemplos da Itália e Espanha, que registram casos alarmantes, sendo registrado somente uma leve desaceleração após começarem a acreditar que o isolamento seria a melhor solução, pois bem, outra grande nação, essa a maior e mais influente do mundo, os Estados Unidos da América, também sofre severamente e dolorosas percas, o número de mortos já chegam próximo de 10 mil.

Enfim, pegamos os exemplos, saímos do mundo ou dos outros continentes e viemos bater em Ipu, no Ceará. O prefeito da cidade, Sérgio Rufino, bastante sóbrio, entende que a situação é crítica, iniciou medidas de contenção, suspendeu aulas e foi tornando os decretos mais rígidos até fechar comércios, entradas do do município, tudo em nome da manutenção da saúde de todos os munícipes.

Infelizmente, parte da sociedade ipuense, por ignorância ou desconhecimento, tem dia após dia desrespeitado o isolamento social, quebrando regras e não acreditando que a crise mundial pelo coronavírus (COVID-19), é muito grave.

No início do mês passado, o Ceará, não registrava um caso sequer, após o primeiro registrado, mesmo com todo o esforço e trabalho do Governador, os números estão crescendo e conforme últimas notícias, nosso estado esta em um momento de possível entrada no pico descontrolado do aumento de casos, segundo o Ministro da Saúde do Brasil.

Partida de futebol por campeonato foi cancelada conforme informação da Guarda Municipal. (Foto: GCM)

No Ipu, casos tem sido registrado de pessoas não atendendo aos apelos das autoridades, vídeos foram destacados em redes sociais, onde pessoas se aglomeraram em um rio em Flores, e a Guarda Municipal, interrompeu um campeonato em Santa Rosa.

Será que nem mesmo, a primeira morte confirmada pelo COVID-19, no município de Ipueiras, apenas 22 quilômetros de Ipu, será capaz de mostrar a gravidade do problema. E por fim, sigam as orientações da Organização Mundial da Saúde e esqueçam lados políticos.

Por outro lado, existem as pessoas conscientes que ficam em casa, se preocupam com sua saúde, com a saúde dos familiares, amigos. E também denunciam o que está acontecendo em nosso município. Vejam publicação de uma internauta.

Na Cachoeira lotado de gente do Ipu ontem veio até carro cheio de gente aqui no pro Rio Acaraú na semana ficam tudo de quarentena ai nos finais de semana vem pra Beira do Rio como se não tivesse acontecendo nada meu povo vamos ter amor o próximo

Eles estão achando que nos que mora no sertão, é que pode levar a doença para la enquanto isso não falta gente aqui no rio das cidades.

VAMOS ESPERAR PESSOAS MORREREM AQUI PARA NOS CONSCIENTIZAR. VAI ESPERAR ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA ACONTECER ISSO, FICAM AS PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS.

A festa realizada por ipuenses em rio no Distrito Flores, ontem, foi destaque no programa Bom dia Ceará desta segunda-feira (6). (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Da Redação do Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post