CearáCoronaVírus

Médica que defendeu quebra do isolamento morre de coronavírus em Iguatu

Médica de 66 anos morre diagnosticada com Covid-19 em Iguatu, no Ceará — Foto: Arquivo pessoal
Ipu Post
A médica Lúcia Dantas morreu, nesta sexta-feira (10), por complicações do novo coronavírus (covid-19) e o número de mortes sobe para três em Iguatu. A médica fazia campanha contra as políticas de isolamento nas redes sociais e desacreditava a real dimensão da pandemia.

O município de Iguatu registrou cinco casos confirmados do novo coronavírus e três mortes. Acredita-se que os números sejam maiores, pois não há testes.

 

 
 
 
Atualização e reportagem do Portal G1 CE

Médica morre com Covid-19 em Iguatu, no Ceará, diz Secretaria Municipal da Saúde

A médica Lúcia Dantas Abrantes, de 66 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (10) em Iguatu, no interior do Ceará, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Ela ficou internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital São Camilo por mais de dez dias.

Nesta semana o estado de saúde da paciente se agravou. Ela chegou a ser entubada, mas não resistiu à infecção pulmonar. Segundo a Secretaria de Saúde do município, Lúcia esteve em março em Fortaleza e apresentou sintomas da doença ao retornar a Iguatu. Logo em seguida ela foi internada e o teste para o novo coronavírus deu positivo.

A médica Lúcia Abrantes trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sítio Gadelha, distrito da zona rural de Iguatu e dava plantões no Hospital Municipal de Quixelô e no Hospital Regional de Iguatu. “Era uma profissional dedicada, sempre alegre e espontânea”, descreveu o secretário de Saúde de Iguatu, Georgy Xavier.

A morte da médica ainda não foi registrada pela Secretaria da Saúde do Ceará na plataforma IntegraSUS. Conforme a pasta estadual, em atualização às 17h desta sexta, o Ceará tem 67 óbitos, dos quais dois foram em Iguatu; mais de 1,5 mil pessoas foram infectadas pela doença no estado.

Carreira profissional

A médica era natural de João Pessoa (PB) e passou a morar em Iguatu em 1985. Casou e constituiu família. Trabalhou em hospitais locais e da Região. Foi médica do Programa Saúde da Família e por vários anos foi plantonista do Hospital Regional de Iguatu.

Em novembro de 2013, a médica foi homenageada com a concessão do título de Cidadã de Iguatu. “Era uma profissional muito dedicada à medicina comunitária”, observou o vereador,Bandeira Júnior.

Na época, a homenageada disse que se sentia honrada com a comenda. “Recebo com alegria e orgulho esse título, passei a morar e viver em Iguatu, uma cidade que gosto muito”.

O prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor, decretou luto oficial e divulgou nota de pesar pelo falecimento da médica. “Sempre foi uma profissional atenciosa e dedicada, cumpridora com entusiasmo de seus serviços. Apresentamos o nosso pesar à família e lamentamos mais essa morte por Covid-19”.

 

Fonte: G1 CE

Comente com Facebook

Ipu Post