DestaquesIpueirasRegionais

Cobra jiboia é flagrada em banco no açude da cadeia no município de Ipueiras

Ipu Post
Uma cobra jiboia foi filmada em um banco da pracinha do açude cadeias, na cidade de Ipueiras. Em um vídeo feito pelo profissional do rádio Marcos Paulo é possível ver o animal medindo mais de um metro de tamanho.
 
Vale ressaltar que esse tipo de animal  não possui um habitat específico, podendo ocupar diversos domínios morfoclimáticos, desde florestas tropicais a regiões semiáridas, como no caso da região de Ipueiras.
 
Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores, ou seja, não são venenosas, mas causa medo pelo tamanho que pode chegar a vários metros. 
 
É um animal predador e, por apresentar os ossos do crânio e da mandíbula móveis, consegue capturar grandes presas. A jiboia (geralmente) alimenta-se de mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos, ela também pode atacar pessoas caso se sinta emaçada. 
 
Nesse caso de Ipueiras, o animal parece ser de pouca idades.  A filmagem foi feita nesta terça, 21, feriado de Tira Dentes. Uma cena não tão comum.  Veja o vídeo!
 
 
 

Fonte: Blog do ProfCarlos Pereira

Comente com Facebook

Ipu Post