Destaques

URGENTE: Açude Araras sangra após quase uma década

Ipu Post
A sangria ocorre após ás chuvas registradas nas últimas horas. No início da manhã faltava apenas um centímetro conforme registro.

O açude público Paulo Sarate – (Araras), localizado na cidade de Varjota, no noroeste do estado do Ceará, a cerca de 250 quilômetros de Fortaleza, chegou a sua capacidade máxima ás 14 h da tarde desta quinta-feira (23) após chuva da noite desta quarta-feira.

Açude transbordou na tarde desta quinta-feira.

A sangria foi registrada após uma década. O transbordamento era aguardado com ansiedade, o fato se dava por ocasião do longo período em que não foram registrados invernos satisfatório. O Reservatório abastece cidades como Varjota, Santa Quitéria, Hidrolândia, Pires Ferreira e o município de Ipu.

De acordo com dados, as obras do açude foram concluídas em 1958 sendo executadas pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca, o DNOCS. A barragem foi inaugurada no dia 31 de julho de 1958, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e por Paulo Sarasate, governador do Ceará naquele período que deu seu nome à barragem.

https://www.facebook.com/PortalIpuPost/videos/262694915129553/

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-Geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post