DestaquesPolitica

AO VIVO: Todos casos positivos de Covid-19 serão testados novamente após problema em lote, destaca prefeito

Ipu Post

Na noite desta sexta-feira (15), o prefeito do município de Ipu, Sérgio Rufino, esteve realizando uma transmissão que pode ser considerada coletiva de imprensa por meio das redes sociais, o intuito foi tirar dúvidas sobre os últimos acontecimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Um dos principais assuntos destacados pelo gestor municipal em live gerada a partir de sua residência e transmitida pela imprensa ipuense, foi o aumento expressivo de casos pelo novo Covid-19, em Ipu. Sérgio Rufino, destacou que lotes de testes recebidos no município, apresentaram problemas.

Os problemas ocorreram em um dos lotes um dia após, o aumento com 29 casos de coronavírus serem confirmados na sua maioria com profissionais do Hospital Regional de Ipu. O gestor detalhou que serão realizados novos testes para a confirmação de todos os casos, como forma de transparência.

Após a live transmitida pelo Portal Ipu Post, a gestão municipal soltou uma nota de esclarecimento a cerca da pandemia do Covid-19, em nosso município. (VEJA APÓS O VÍDEO)

https://www.facebook.com/jardellpessoaoficial/posts/10223485096980131

Nota de esclarecimento à sociedade Ipuense!

NOTA À SOCIEDADE IPUENSE

A Prefeitura Municipal de Ipu, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os fatos relacionados aos testes rápidos recebidos da SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ – COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SUPERINTENDÊNCIA DO NORTE (11º CRES SOBRAL) e utilizados em nosso Munícipio.
Ante a evolução da pandemia COVID-19 e, consequente, chegada ao nosso Município, e do aumento do número de pessoas com síndromes gripais e suspeitos com sintomas da COVID-19, levando em consideração a confirmação de que 04 (quatro) profissionais da área da saúde – funcionários do Hospital Municipal – testaram positivo para a doença, mesmo sendo assintomáticos. Mediante essa situação, resolvemos testar em massa os servidores , sendo aplicado no total de 51(cinquenta e um) testes, destes 29 (vinte e nove) deram positivo para a COVID-19.Ressaltamos, ainda, que com o objetivo de quebrar o ciclo de transmissão afastamos todos esses servidores.
No dia seguinte, continuamos a testagem em massa de outros servidores e, para a nossa surpresa, todos os testes deram negativos.
Por suspeitar que esses exames poderiam estar imprecisos, nossa farmacêutica manifestou-se no sentido de que seria pertinente a suspensão dos testes rápidos até que fosse realizada a apuração dos fatos para posteriores esclarecimentos. Comunicamos o fato ocorrido a Superintendência da Microrregional de Saúde de Sobral.
Nesse ínterim, alguns servidores tomaram a iniciativa de realizar testes em uma rede privada de saúde, obtendo resultados negativos para a COVID – 19. Recebemos, desses servidores, uma cópia de cada exame, o que veio a confirmar a suspeita de imprecisão dos resultados dos testes aplicados nos servidores do Hospital Municipal.
Em nenhum momento houve má fé por parte da Secretaria de Saúde, ao contrário, fomos coerentes e prudentes quanto à tomada de decisões em relação a aplicação dos testes rápidos.

Informamos, ainda que, todos os profissionais de saúde do Hospital Municipal serão testados na próxima semana através da aquisição de 1.000 (um mil) testes rápidos (IgG e IgM) adquiridos pelo Município de Ipu, através de empresa privada. Fato esse que esclarecerá dúvidas dos resultados dos testes aplicados nos profissionais de saúde e dar uma maior segurança aos novos testes a serem realizados.
Por fim, deixamos aqui o nosso sincero pedido de compreensão e que todos continuem adotando as recomendações determinadas pela Organização Mundial da Saúde. 

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post