DestaquesIpu

Pé de Ipê vira sensação e viraliza após fotografia no distrito de Abílio Martins em Ipu

Ipu Post
Árvore nativo do Brasil foi fotografada pelo repórter Jardel Pessoa e viralizou após publicação nas redes sociais. 
Ipê no distrito de Abílio Martins. (FOTO: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)

Um pé de ipê rosa se tornou sensação nas redes sociais após ser registrado pelo repórter Jardel Pessoa do Portal Ipu Post na manhã da última terça-feira (28/07), no distrito de Abílio Martins, na zona rural do município de Ipu, na região da Serra da Ibiapaba.

A fotografia viralizou nas redes sociais e está encantando moradores da comunidades e internautas. A árvore fica localizada próximo do Brega, na Rua Joaquim Soares Lima, no local esta sendo realizada uma obra de terraplanagem e será construída um calçamento. A prefeitura municipal preservou a árvore.

Flores de ipês-rosas, amarelos e brancos embelezam as cidades por todo o País no segundo semestre do ano. As floradas, que começam pelos ipês-rosas, se iniciam no mês de junho e duram até o final de agosto, mês das flores brancas.

Ipê no distrito de Abílio Martins. (FOTO: Jardel Pessoa/Agência Ipu Post)

Na nossa região, a árvore é conhecida pelo nome de pau-d’arco. A espécie rosa, roxa e amarela são as mais conhecidas. Ela é tem uma excelente madeira ocorre em todos os biomas e se divide basicamente em dois tipos: a do Cerrado e a da mata. no cerrado os ipês possuem casca grossa e são mais baixos, com cerca de 10 metros de altura. Os da mata atingem até 20 metros.

Qual a origem do ipê

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

No Brasil, o ipê-bicolor-damasco é extremamente raro. Um ipê leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Ainda vai levar um bom tempo para que todas as árvores plantadas floresçam.

 

Da Redação do Ipu Post
Pesquisa em sites especializado

Comente com Facebook

Ipu Post