DestaquesMundo

Estado Islâmico reivindica ataques em Viena; polícia prende 14 suspeitos

Policial próximo ao local de um os disparos em Viena, nesta segunda-feira (2). — Foto: Photo/Ronald Zak
Ipu Post

O Estado Islâmico reivindicou os ataques coordenados na noite desta segunda-feira (2) em Viena, na Áustria. Nesta terça-feira (3), as autoridades austríacas já haviam afirmado que o autor do atentado era um simpatizante do grupo terrorista e natural da Macedônia do Norte. Ele foi morto pela polícia.

O ministro do Interior, Karl Nehammer, anunciou que 14 suspeitos foram detidos após os ataques e descartou a participação de um segundo atirador.

Uma grande parte do centro de Viena ainda estava isolada na manhã desta terça-feira, com a perícia trabalhando nos locais dos ataques.

A série de tiroteios começou perto de uma sinagoga e se espalhou por outros locais, inclusive a Ópera de Viena. Foram nove minutos de tensão, e os tiros foram disparados em ao menos seis locais.

O chanceler do país, Sebastian Kurz. Nehammer, classificou o incidente como “repugnante ataque terrorista”. “Nunca nos deixaremos intimidar pelo terrorismo e combateremos esses ataques por todos os meios”.

Vídeo mostra intensa troca de tiros em Viena
 

 

As vítimas são um casal de idosos, um pedestre jovem e uma garçonete, segundo o chanceler.

O rabino da comunidade judaica de Viena, Schlomo Hofmeister, disse não saber se a sinagoga era alvo do ataque: “O edifício estava fechado e o bairro é o mais movimentado da cidade”.

Da janela de seu apartamento, o rabino presenciou os tiros. “O homem correu em direção aos clientes dos bares com sua arma”, afirmou Hofmeister. “O tempo estava bom e era véspera do confinamento, sem dúvida ele aproveitou a situação para provocar um banho de sangue”.

 

Luto oficial

Ainda atordoados, os moradores de Viena se esqueceram até mesmo do novo confinamento, que entrou em vigor hoje para tentar conter a segunda onda de Covid-19 na Europa.

A Áustria decretou três dias de luto nacional, e o presidente Alexander van der Bellen e outras autoridades participaram em uma cerimônia de homenagem às vítimas.

Policiais e soldados fazem a proteção de prédios importantes da capital, e as crianças não foram à escola por precaução.

 

Agressor identificado

 

O suspeito pelos ataques tinha de 20 anos, era natural da Macedônia do Norte e tinha nacionalidade austríaca.

Ele foi condenado a 22 meses de prisão em 2019 por tentar viajar à Síria para unir-se ao grupo Estado Islâmico.

Segundo o governo, ele estava armado com um rifle e um cinto falso de explosivos.

Tiroteios perto de sinagoga em Viena — Foto: G1 Mundo

Tiroteios perto de sinagoga em Viena — Foto: G1 Mundo

 

Ataques na França

 

Até ontem, a Áustria permanecia à margem dos atentados islâmicos que atingem o continente nos últimos anos. Mas o ataque de ontem ocorre em meio a uma grande tensão na Europa.

Na França, três pessoas foram assassinadas na quinta-feira (29) a facadas na Basílica Notre-Dame de Nice por um jovem tunisiano que havia acabado de chegar ao continente.

Uma das vítimas foi a brasileira Simone Barreto, que morava havia 30 anos na França. A baiana era chefe de cozinha, estava rezando quando levou vários golpe de faca e deixou três filhos.

'Digam aos meus filhos que eu os amo', disse brasileira vítima de terrorista em Nice
 
 

‘Digam aos meus filhos que eu os amo’, disse brasileira vítima de terrorista em Nice

Dias antes, o professor Samuel Paty foi decapitado nos arredores de Paris após mostrar caricaturas do profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão.

Fonte: G1 Mundo

Comente com Facebook

Ipu Post