CearáDestaques

Governo do Ceará anuncia quase três mil vagas para concursos na área da segurança pública cearense

Ipu Post
Em live realizada na manhã desta quarta-feira (18), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou novos concursos para a área da segurança pública. Durante a transmissão, estiveram presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macedo; e coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Luis Eduardo Holanda.
 
Camilo anunciou que serão 2.200 vagas para a Polícia Militar do Ceará, sendo 200 para oficiais e 2.000 para soldado. Os certames estarão divididos em duas etapas, que ocorrerão nos anos de 2021 e 2022. “Lembrando que a Polícia Militar tem hoje em torno de 19.163 policiais militares. Só no meu governo eu contratei mais de seis mil homens, o que corresponde em torno de 31% do efetivo da Polícia. E agora, com mais 2.200 serão contratados até o fim do meu mandato, reforçando o efetivo da Polícia Militar e reforçando a implantação do Raio em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes, que foi um compromisso que eu assumi com a população do Ceará. Os concursos também vão garantir a ampliação do Proteger, que são as bases fixas em vários pontos importantes da Capital, da Região Metropolitana e do Interior; e vão permitir a implantação de mais uma base da Ciopaer, dessa vez em Crateús”, ressaltou.
 
Em seguida, o governador falou sobre o concurso para a Polícia Civil, com 500 vagas. “Serão 100 escrivães e 400 inspetores no novo concurso da Polícia Civil. Lembrando que eu fiz um concurso ainda no meu governo. Para vocês terem uma ideia, a Polícia Civil, hoje, possui em torno de 3.600 policiais e só no meu governo foram 1.400. Ou seja, quase 40% do efetivo atual da Polícia Civil foi contratado durante o nosso governo”, disse.
 
A Pefoce terá 170 vagas no novo concurso. Camilo aproveitou para salientar que existe um diálogo junto ao perito geral para que o certame ocorra com brevidade em razão dos novos núcleos que deverão ser inaugurados no Estado. “Esse eu já orientei ao Ricardo (perito geral), que tem que ser rápido para que a gente possa, em breve, inaugurar as nossas duas unidades que ficarão prontas no início do ano que vem. Então, a Pefoce terá 170 vagas, sendo 60 para peritos criminais, 20 para peritos legistas, 20 médicos legistas e 70 auxiliares de perícia. Lembrando que a Pefoce, hoje, conta com 406 homens, destes, mais de 120 foram chamados durante o meu governo, ou seja, quase 30%”, disse.
 
Por último, Camilo anunciou que autorizou chamar a última turma do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, que está vigente. “Como ainda tem um concurso em andamento, eu estou autorizando chamar, para o Corpo de Bombeiros, a última turma. Serão 260 bombeiros, sendo 208 soldados e 52 oficiais para fazerem parte da corporação. Lembrando que hoje os Bombeiros contam com mais de 1.700 homens. Desses, mais de 500, nós convocamos durante o nosso governo. Ou seja, quase 35% do efetivo dos Bombeiros foi contratado durante o nosso governo”, destacou.
 
Sandro Caron, em sua fala, expressou gratidão pela visão que o governador possui sobre a segurança pública cearense. “Governador, quero dizer que todos aqui sabem o quanto é difícil a nossa missão de combater a criminalidade no Estado do Ceará. Mas governador, estamos muito otimistas sobre o que esse trabalho trará, no futuro, à sociedade cearense. Justamente pelo apoio que toda a segurança pública recebe do senhor. Apoio esse, desde o início do seu governo, pois o senhor tem a exata compreensão daquilo que é fundamental para as forças de segurança”, disse. 
 
Investimento
 
O governador aproveitou para falar sobre os investimentos em equipamentos durante o seu governo. Camilo ressaltou os concursos anteriores, as licitações internacionais de equipamentos e também as promoções de carreiras.
 
“Foram mais dez mil profissionais de segurança contratados só durante o meu governo para todas as áreas, para a Pefoce, para a Polícia Civil, para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Tivemos investimento na área de equipamentos, com viaturas novas. Todo policial militar dividia a sua arma e hoje todo PM tem uma arma individual. Nós fomos o primeiro estado do Brasil a fazer uma compra internacional. Armas que o Exército americano utiliza, hoje, são utilizadas pelas forças de segurança do Ceará”, ressaltou.
 
O chefe do Executivo estadual reforçou que preza pelo diálogo e que sempre ouviu as demandas dos servidores da Segurança Pública para a construção de melhorias. “Fizemos um grande diálogo com toda a corporação, meu Governo sempre foi de diálogo, de construção, de forma sincera, franca e com valorização. Me lembro bem que uma das primeiras reclamações dos policiais e bombeiros militares, por exemplo, eram as promoções. E construímos, em parceria com eles, o melhor plano de promoções desse país, no Ceará. E promovemos quase 20 mil militares durante o meu governo”, pontuou.
 
Fonte: SSPDS

Comente com Facebook

Ipu Post