DestaquesMundo

Rússia revisa dados e número de mortes por covid-19 mais que triplica

Ipu Post

A Rússia anunciou uma revisão nos dados relacionados ao coronavírus e divulgou ontem um número de mortes mais de três vezes maior do que o relatado anteriormente, tornando-se o país com o terceiro maior número de mortes. Foram 186 mil mortes por coronavírus, mais que o triplo das 55 mil registradas até então.

 

O órgão de estatísticas Rosstat indicou que o “excesso de mortalidade” alcançou 229.700 pessoas entre janeiro e novembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2019.

E “mais de 81% da alta da mortalidade neste período se deve à covid-19, ou às consequências da doença”, afirmou a vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova.

Esses dados tornam a Rússia o terceiro país com maior número de mortos por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (mais de 335 mil mortos) e Brasil (mais de 191 mil).

Autoridades de saúde russas registraram mais de 3 milhões de infecções desde o início da pandemia, colocando o país em quarto lugar no ranking de maior número de casos. O número de mortes relatado até então era de 55.265.

As autoridades russas contabilizam apenas as mortes por coronavírus confirmadas por uma autópsia e usam esses dados para estimar sua boa gestão da pandemia em comparação com outros países ocidentais.

No entanto, segundo Rosstat, só em novembro morreram 26.788 russos pelo vírus.

 

 

Fonte: Com AFP
UOL

 

Comente com Facebook

Ipu Post