DestaquesMundo

Terremoto atinge a Croácia e causa destruição; países da Europa sentem tremor

Cidade de Petrinja, na Croácia, tem pontos de destruição, após abalo. (Foto: lista de Tena Šarčević / Jutarnji)
Ipu Post

(ANSA) – Um novo terremoto atingiu a Croácia nesta terça-feira (29) e causou danos a prédios e igrejas em Petrinja, Zagreb e Sisak, reportam as autoridades locais. Instituto italiano detectou abalado, tremor, recalculado para 6,4 graus na escala Richter, é o mais forte do ano e ocorre um dia depois de outro tremor, de 5,2 graus, atingir o país.

O governo de Zagreb pediu para os cidadãos de Petrinja, epicentro do evento sísmico, procurarem espaços ao ar livre para evitar maiores danos por conta do terremoto.

A mídia local relata ao menos um hospital e um asilo em Petrinja foram destruídos e que no hospital, inclusive, teria sido registrada a primeira vítima, uma criança que estava internada.

O governo croata enviou 300 militares para a cidade mais afetada, para ajudar os moradores que estão fora de suas casas por segurança e para buscar por possíveis vítimas ou sobreviventes. Segundo a mídia local, o centro de Petrinja foi destruído. 

A intensidade foi tão forte que ele foi detectado pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália, que emitiu alertas em toda a costa do Mar Adriático, de Trieste a Abruzzo. Relatos apontam que ele foi sentido também em Bolzano, Nápoles e na região do Vêneto. Os bombeiros, no entanto, apontam que não há danos.

A mídia croata informa que “há graves danos” em Petrinja, com a queda de edifícios e interrupção da energia elétrica e de telefonia. (ANSA).

 

Da Ansa Brasil

Comente com Facebook

Ipu Post