DestaquesIpu

Município de Ipu recebe dois capacetes Elmo para ajudar no combate na pandemia da Covid-19

Ipu Post

Prefeito do município de Ipu, recebeu dois capacetes Elmo entregue pela deputada estadual Augusta Brito. Os equipamentos irão ajudar o município na luta contra a Covid-19 foram doados pela deputada à cidade, que fica localizada à 296 KM de Fortaleza.

O município de Ipu, localizado na serra da Ibiapaba, recebeu na manhã desta quarta-feira (24.mar.21), dois capacetes Elmo, dispositivo utilizado no tratamento de pessoas que apresentam complicações por sintomas graves do novo coronavírus (COVID-19). Desenvolvido e criado no Ceará, o equipamento auxília na respiração dos pacientes evitando que eles precisem de tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os dois capacetes Elmo foram entregues pela Deputada Estadual Augusta Brito, na manhã de hoje, na Unidade de Pronto Atendimento Contra Covid-19 de Ipu. Os dispositivos foram entregues ao prefeito do município de Ipu, Robério Rufino (PCdoB).

SOBRE O CAPACETE ELMO

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

O equipamento pode ser desinfectado e reutilizado. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e a maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus.

Além disso, o equipamento será um legado da pandemia para a saúde e pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1. Se o Elmo era o nome do capacete que garantia a proteção dos guerreiros medievais, nos tempos atuais irá proteger e preservar a vida de pacientes na batalha contra a Covid-19.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, bolo e texto

Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post