CearáCoronaVírus

Profissional anuncia recuperação de paciente com Covid em cartaz e emociona: ‘Vamos respirar agora fora desse tubo?’

Ipu Post

O fisioterapeuta Roni Rodrigues anunciou de forma carinhosa a recuperação da paciente Regina Pires, de 56 anos, que ficou internada durante 10 dias com Covid-19. O profissional da saúde da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Mulher de Fortaleza usou uma carta com a “vida” como remetente para dizer que dali em diante Regina pode respirar sem aparelhos.

“Parabéns, dona Regina, você venceu mais uma batalha em mim, na vida. Vamos respirar agora fora desse tubo?”, dizia a mensagem. Um vídeo foi postado em rede social e viralizou, sendo compartilhado milhares de vezes.A paciente se recuperou da Covid na segunda-feira (22), quando a cena foi gravada. (Assista no vídeo acima.)

 

Humanidade e carinho

 

Fisioterapeuta anuncia recuperação de paciente com Covid por meio de mensagens — Foto: Roni Rodrigues/Arquivo pessoal

Fisioterapeuta anuncia recuperação de paciente com Covid por meio de mensagens — Foto: Roni Rodrigues/Arquivo pessoal

 

Ao colocar o vídeo no Instagram, Roni Rodrigues, afirmou que sempre que vai extubar [remover tubo] de um paciente é um dia de alegria e de alívio.

 

“É poder levar a esperança de dias melhores. Então por que não fazer de forma lúdica, carinhosa e cheia de afeto? Dona Regina é mais uma das inúmeras pacientes com quem eu e minha equipe temos êxito. Vamos vencer”, relatou.

 

De acordo com o profissional de saúde, a situação da paciente Regina era muito grave. A oxigenação era precária. Ele destaca o trabalho da equipe do hospital, que segundo ele, atua com humanidade, carinho e amor aos pacientes o que contribui muito para a recuperação dos pacientes.

“Eu coordeno uma equipe de fisioterapia de UTI muito humanitária. Equipe muito linear e humana. Desde o começo da pandemia, que completou um ano, fizemos isso”, disse.

A ideia de gravar o vídeo e mostrar nas redes sociais foi de um colega de trabalho. “Sempre fazemos esse trabalho. Uma semana atrás houve uma pessoa comemorando a alta médica ao som de um batuque. Outros casos com mensagens e esse amigo perguntou: Por que você não divulga isso? Espalhe coisas boas. Positivas! Faça isso”, explica.

 

Acolhimento recíproco

 

De acordo com Roni Rodrigues, ao ler as mensagens, dona Regina não se conteve de alegria. “Quando desligamos o aparelho, o paciente vai acordando aos poucos. Explicamos a situação e ele vai tomando ciência das coisas. Fizemos esse procedimento com a Regina. Quando mostramos [os cartazes], ela começou a ler e ficou emocionada. Colocou a mão no coração e bateu palmas. Ela nos olhava com agradecimento e nos sentimos também acolhidos”, contou.

Após a recuperação da paciente, a equipe deverá em breve conhecer os familiares. “A família adorou a ideia e quer nos conhecer. Será um prazer”, disse.

 

Fonte: G1

Comente com Facebook

Ipu Post