DestaquesNacional

Brasil recebeu 2 milhões de doses da vacina da Janssen doadas pelos EUA nesta sexta-feira (25)

Ipu Post
 

O Brasil recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), um lote com 2,05 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, doadas pelos Estados Unidos, sem relação com o consórcio Covax Facility. O avião, que saiu na noite de quinta (24) de Fort Lauderdale, na Flórida, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 9h40.

Inicialmente, o Ministério da Saúde havia informado que as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos chegariam ao Brasil no mesmo voo. No entanto, a pasta mudou a logística e disse que o lote precisou ser fracionado por conta do peso. Por isso, a aeronave que desembarcou nesta sexta-feira reúne 2,05 milhões de doses e outras 942 mil estão previstas para chegar na manhã deste sábado (26), também por Viracopos.

A chegada das vacinas da Janssen doadas pelo governo americano teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e outras autoridades. As 3 milhões de doses serão distribuídas em todas as unidades da federação.

Avião com vacinas da Janssen doadas pelos EUA chegou em Viracopos nesta sexta — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

Avião com vacinas da Janssen doadas pelos EUA chegou em Viracopos nesta sexta — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou o acordo com os Estados Unidos e afirmou que pretende estender o processo de cooperação. “Nós queremos avançar ainda mais essa colaboração. Uma colaboração ampla na pesquisa é o nosso objetivo. O Brasil admira muito os Estados Unidos, as suas universidades, seu saber e sua tecnologia”, disse o titular da pasta.

Já o embaixador Todd Chapman afirmou que a intenção do país é continuar auxiliando o Brasil e outros países do mundo no combate à pandemia da Covid-19, com o envio de cada vez mais imunizantes.

 

“A relação entre Estados Unidos e Brasil é uma relação estratégica, histórica, baseadas em valores democráticos, e esta é uma aliança que possui resultados concretos, não só na área da saúde. O governo americano está dedicado nesta relação e vamos continuar avançando para que resulte em coisas concretas para o povo americano e para o povo brasileiro”, explicou Chapman.

 

Ministro da Saúde (à esq.), Marcelo Queiroga, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil durante a chegada das vacinas da Janssen — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

Ministro da Saúde (à esq.), Marcelo Queiroga, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil durante a chegada das vacinas da Janssen — Foto: Jefferson Barbosa/EPTV

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Ela pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

 

A doação das 3 milhões de doses ao Brasil é a maior já feita pelo governo americano a qualquer país até agora. O principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina afirmou que a doação ao Brasil reflete “o foco dos EUA para combater a Covid numa das regiões mais afetadas pela pandemia”. A intenção da Casa Branca é compartilhar 55 milhões de vacinas em todo o mundo.

Além do lote de doação que desembarca nesta sexta, o Brasil já recebeu 300 mil imunizantes da Janssen na quinta-feira e 1,5 milhão na terça. As doses foram compradas pelo governo brasileiro, que prevê a entrega de 38 milhões provenientes do acordo com a farmacêutica. A vacina começa a ser aplicada no Brasil nesta sexta.

Como é a vacina

 

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%. O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. A companhia diz ter o objetivo de fornecer 1 bilhão de doses da vacina em todo o mundo em 2021.

 

 

Prazo de validade ampliado

 

A chegada das doses da Janssen impacta nas estratégias de vacinação de todo o país. Isto porque os lotes têm prazo de validade até agosto.

A validade inicialmente considerada pelo governo federal era de até 27 de junho. No entanto, uma avaliação técnica da Anvisa identificou que os imunizantes podem ser utilizados até 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2° a 8°C.

A agência de regulação sanitária norte-americana (FDA) também já havia prorrogado a validade das doses da Janssen, de três meses para quatro meses e meio.

Como o imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).

Paraíba recebe mais de 93 mil doses das vacinas CoronaVac e Janssen nesta quinta (24) — Foto: SES-PB/Divulgação

Paraíba recebe mais de 93 mil doses das vacinas CoronaVac e Janssen nesta quinta (24) — Foto: SES-PB/Divulgação

 

Fonte: G1 

Comente com Facebook

Ipu Post