DestaquesMundo

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, vai ao espaço e agradece a clientes da Amazon: ‘Vocês pagaram’

Decolagem do foguete New Shepard da Blue Origin em 20 de julho de 2020. — Foto: Reuters
Ipu Post
 

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, decolou nesta terça-feira (20), às 10h12 (horário de Brasília) para sua primeira – e breve – viagem espacial. O pouso aconteceu às 10h22, como planejado.

O bilionário estava a bordo de uma nave construída por sua própria empresa, não a famosa Amazon, mas a Blue Origin, voltada ao setor aeroespacial. Após o voo, Bezos ainda agradeceu aos clientes da gigante do varejo.

“Agradeço a cada funcionário da Amazon, a cada cliente. Vocês pagaram por isto tudo aqui”, disse em uma entrevista após a viagem.

O empresário de 57 anos esteve acompanhado de uma tripulação eclética, que não inclui astronautas profissionais: foi o primeiro voo civil sem piloto ao espaço. Nenhum funcionário ou astronauta da Blue Origin esteve na aeronave.

Fizeram parte da viagem, além de Bezos:

  • seu irmão, Mark Bezos;
  • a piloto Wally Funk, de 82 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço;
  • e o holandês Oliver Daemen, de 18 anos, o mais jovem a ir ao espaço e a primeira pessoa que pagou por isso (veja mais abaixo).

Em imagens divulgadas após o voo, eles se mostraram descontraídos, flutuando na nave: brincaram de atirar bolinhas e doces uns para os outros.

O “passeio” de Bezos com a cápsula New Shepard aconteceu uma semana depois de outro bilionário realizar uma viagem parecida. Richard Branson, dono da Virgin Galactic, fez seu primeiro voo no último dia 11. Ambos pretendem explorar o mercado do turismo espacial.

A data definida, 20 de julho, é simbólica: 52 anos atrás, o homem chegava à Lua.

“Quando vi os paraquedas abrirem foi… relaxante”, brincou Bezos, sobre o modo como a cápsula pousou.

Cerca de 1 hora depois do voo, em entrevista, Bezos afirmou: “Para mim, o momento de paz mais profunda foi olhar para a Terra, para a atmosfera. Todo astronauta, todos que foram ao espaço dizem isso, que se sentem pasmos e maravilhados de olhar para a Terra com toda sua beleza, mas também sua fragilidade. E eu assino embaixo”.

Ele anunciou um prêmio de US$ 100 milhões chamado “Coragem e civilidade”, “para incentivar líderes que miram alto e procura soluções com bravura”, resumiu o bilionário. O ganhador deverá doar o valor para uma instituição de caridade de sua escolha. Os dois primeiros vencedores já foram escolhidos.

Quem é quem no voo

Jeff Bezos, 57 anos, bilionário fundador da Amazon

 

Mark Bezos,51 anos, irmão de Jeff

Mark Bezos abraça o irmão Jeff ao ser convidado para voo ao espaço — Foto: YouTube/Blue Origin

Mark Bezos abraça o irmão Jeff ao ser convidado para voo ao espaço — Foto: YouTube/Blue Origin

 

  • Bezos mostrou em um vídeo o momento em que convidou o irmão mais novo para acompanhá-lo no voo inaugural da Blue Origin. “Você está falando sério?”, perguntou Mark, se mostrando surpreso. “Sim. Acho que será significativo ter meu irmão lá”, respondeu o bilionário.
  • Formado em publicidade, Mark também é empresário, tem uma companhia de fundos investimento e é bombeiro voluntário no condado de Westchester, no estado de Nova York.
  • Ele também possui ações da Amazon que valem milhões.
  • Mark descreve Jeff como seu melhor amigo.

 

 

Wally Funk, 82 anos, piloto de avião pioneira no setor aeroespacial

Imagem não datada mostra a pioneira de viagens espaciais Wally Funk, que vai viajar ao espaço com Jeff Bezos, em voo da Blue Origin — Foto: Blue Origin via AFP

Imagem não datada mostra a pioneira de viagens espaciais Wally Funk, que vai viajar ao espaço com Jeff Bezos, em voo da Blue Origin — Foto: Blue Origin via AFP

 

  • Mary Wallace “Wally” Funk é outra “convidada de honra” de Bezos para a viagem. Ela se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.
  • Piloto e ex-instrutora de voo, ela foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.
  • Também esteve entre as mulheres que passaram pelo treinamento de astronautas da Nasa nos anos 1960, mas que não foram ao espaço e não chegaram a integrar a equipe da agência por causa de seu sexo. Por isso, esta viagem é a realização de um sonho guardado por 60 anos.
  • Ela acumulou 19,6 mil horas de voo — e ensinou cerca de 3 mil outras pessoas a voar. Mas não terá essa função na viagem, já que a New Shepard foi projetada para funcionar sem piloto. Conheça mais da história de Wally Funk

 

Oliver Daemen, 18 anos, holandês, o mais jovem no espaço

Oliver Daemen, de 18 anos, é novo tripulante da 1ª missão da Blue Origin — Foto: Blue Origin

Oliver Daemen, de 18 anos, é novo tripulante da 1ª missão da Blue Origin — Foto: Blue Origin

 

 

  • Estar no lugar certo, na hora certa – e com o dinheiro certo valeu para Daemen. O holandês foi a primeira pessoa a ir ao espaço tendo pago pela viagem.
  • A quantia, paga pelo pai dele, até hoje não foi revelada.
  • Daemen também se tornará o mais jovem a fazer o “passeio”.
  • Mas o lugar na cápsula não era dele. O jovem está ocupando a vaga de uma pessoa que pagou US$ 28 milhões e venceu o leilão pela “passagem”, em junho, mas desistiu de ir nesta primeira empreitada da Blue Origin. Ela continua anônima e diz que deverá embarcar em algum dos próximos voos da empresa.
  • Daemen busca obter seu brevê de piloto e deve ir à Universidade de Utrecht, na Holanda, para estudar física e administração de inovação em setembro.
  • Ele é filho de Joes Daemen, presidente-executivo e fundador da Somerset Capital Partners, de acordo com informações da agência Reuters.

Como foi o voo

 

Decolagem do foguete New Shepard da Blue Origin em 20 de julho de 2020. — Foto: Reuters

Decolagem do foguete New Shepard da Blue Origin em 20 de julho de 2020. — Foto: Reuters

 

  • A voo durou cerca de 10 minutos entre a partida e o pouso.
  • A decolagem estava prevista para as 10h (horário de Brasília) em uma área remota e desértica no Texas, sem a presença de público, mas aconteceu às 10h12.
  • A decolagem e o pouso aconteceram em base remota no deserto do oeste do Texas, chamada Launch Site One, cerca de 40 km ao norte de Van Horn, a cidade mais próxima.
  • Assim como o voo de Branson, da Virgin, foi suborbital, ou seja, a cápsula não entrou em órbita no espaço por não ter velocidade suficiente para isso.
  • Os tripulantes ultrapassaram a Linha de Kármán, que fica a 100 km acima do nível do mar – limite convencionado para definir o início do espaço. Contudo, a Nasa, e o Exército dos EUA consideram que a barreira espacial é alcançada acima de 80 km.
  • A New Shepard é uma cápsula e foguete completamente autônoma com 18,3 metros de altura que não pode ser pilotada do lado de dentro. O voo automatizado será o 16º da empresa, mas o primeiro com humanos a bordo.
  • A nave tem esse nome em homenagem a Alan Shepard, que foi o 1º astronauta dos EUA a ir ao espaço, em 1961.

 

 
Conheça detalhes da nave da Blue Origin — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1

Conheça detalhes da nave da Blue Origin — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1

Bezos X Branson

O dono da Virgin, Richard Branson, parabenizou Bezos pela viagem da Blue Origin.

 

 

Fonte: G1 Mundo

Comente com Facebook

Ipu Post