Ipu

Prefeitura de Ipu realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social do município

Ipu Post

O Governo Municipal de Ipu, realizou na manhã desta segunda-feira (23), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social através da da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ocorrido do Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT.

Durante a abertura do evento que foi iniciado por volta dás 9 horas, alunos da Associação Filarmônica Antônio Freire fizeram apresentações. Dentre as ofertas da Associação tem o grupo de Flauta Renato Lima, a Filarmônica Antônio Freire, conta também com grupo de violão, grupo de percussão aulas de inglês com curso completo curso de editoração de partituras e em breve curso de violino e matemática.

Após a apresentação autoridades foram convidadas à formar a mesa de honra, que ficou composta por; Mirna Mara Pontes Cavalcante (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Sr. Sebastião Rufino (Secretário de Saúde e representante do Prefeito Robério Rufino), Sra. Maria Olinda Bezerra Martins (Presidente da Câmara Municipal de Ipu), Sr. José Rufino da Silva Neto (Vereador e atual Secretário do Trabalho e Assistência Social), Sra. Maria do Socorro Rufino Moreira (Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social), Sr, Antônio Jamilio Ferreira Bispo (Representante dos Trabalhadores do SUAS). Convidada da Mesa Virtual, Sra. Lúcia Elizabeth Moura Rodrigues (Graduada em Serviço Social, Mestre em Políticas Públicas, Ex-Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social).

Vereador Ivan Moreira Alves, Sra. Carla Carolina Monteiro (Gerente da Proteção Básica do Município de Reriutaba), Sr. Márcio Damasceno Farias (Secretário de Assistência Social de Pires Ferreira), Maestro Diecks (Presidente da Associação Filarmônica Antônio Freire), Professor Marcos (Vice-Presidente da Associação Filarmônica Antônio Freire) e o líder comunitário Irmão Maurício.

O objetivo da Conferência – é

Fortalecer e reafirmar a assistência social como política pública garantindo de direitos, bem como dar segmento a seu centro de atuação aos seus usuários.
Nesse ano, o tema foi: “Assistência Social, direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
 
Os cinco eixos temáticos foram formalizados e discutidos nas propostas a seguir:
 
1º) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
2º) Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
3º) Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários.
4º) Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
5º) Atuação do “SUAS” em situação de calamidade pública e emergências.
Cada um dos cinco grupos formados dos eixos temáticos apresentaram suas propostas baseadas nos temas para apresentação e aprovação da plenária final.

 

 

Da Redação do Ipu Post
Fonte: Aconteceu Ipu 

Comente com Facebook

Ipu Post