Destaques

Cerimônia do Setembro Amarelo com palestras sobre o combate ao suicídio é realizada em Ipu

Ipu Post

O Governo Municipal de Ipu, realizou na noite desta segunda-feira (13) através da Secretaria de Saúde, evento relacionado ao Programa Setembro Amarelo. Em 2021 o tema da campanha é “Sua vida é a nossa melhor escolha”; organizado pelos Centros de Atenção Psicossocial CAPS GERAL II e CAPS AD II REGIONAL.

O Setembro Amarelo é realizado anualmente e a campanha foi iniciada em 2014, a campanha propõe discutir, debater e buscar o combate e prevenção contra o suicídio que tem números alarmantes no Brasil com cerca de 13 mil vítimas e 1 milhão em todo o mundo.

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram a campanha Setembro Amarelo em 2014, para dar ênfase à necessidade de se prestar a devida atenção à saúde mental – e é inspirada no 10 de Setembro, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar a prevenção ao suicídio. A conscientização acerca da saúde mental é a maneira mais eficiente e produtiva de se evitar que as tensões e os problemas que afligem a todos nós se avolumem a ponto de levar a atitudes extremas.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, é um canal permanente de apoio. Equipes de CAPS, SAMU e Corpo de Bombeiros também participam e contribuem no combate.

A cerimônia da noite desta segunda-feira (13), contou com apresentações e palestras relacionadas ao tema do suicídio e serviu para quebrar tabus relacionados ao assunto. As palestras contaram com a  psicóloga, Dra. Raqueline; além de atividade física com o Professor Sílvio e a participação do Grupo Dance FIT, à frente Junior e Islânia.

O Secretário de Saúde, Sebastião Rufino, o secretário adjunto da saúde, Asarias Araújo, os vereadores Dr. Glaidson Martins e Ivan Moreira estiveram acompanhando o evento.

 

 

Da Redação do Ipu Post
Diretor-geral: Jardel Pessoa

Comente com Facebook

Ipu Post