CearáCoronaVírus

Ômicron corresponde a 99% dos casos de Covid-19 no Ceará, aponta Fiocruz

Ipu Post
Cerca de um mês após a confirmação dos três primeiros casos Covid-19 causados pela Ômicron no Ceará, em 23 de dezembro de 2021, a variante do Sars-Cov-2 — vírus causador da doença — expandiu-se rapidamente e se tornou predominante no Estado. Foram cinco semanas para que a variante Delta praticamente desaparecesse das amostras coletadas.
 
Os dados mais recentes analisados pela Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz Ceará na 3ª semana epidemiológica (SE) de 2022 — período de 16 a 22 de janeiro — apontam que a Ômicron chega a estar presente em mais de 99% dos casos investigados. Os resultados das análises foram enviados à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
Foram consideradas amostras coletadas entre 1º de dezembro de 2021 e 22 de janeiro de 2022, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce), que atende especialmente casos encaminhados por Hospitais e Unidades de Saúde da Rede Pública do Estado.
 
Os dados da Fiocruz Ceará mostram a rápida expansão da Ômicron. Até a 3ª semana de dezembro de 2021, as amostras ainda não indicavam circulação da variante. Na semana seguinte, ela já correspondia a mais de 1/3 (34%) dos testes. Entre o Natal e o Réveillon, o percentual subiu para 78% e atingiu 97% na semana seguinte, a primeira de 2022.
 
 
Fonte: O POVO

Comente com Facebook

Ipu Post