A Câmara Municipal de Ipu, na Serra da Ibiapaba, aprovou por unanimidade, na noite desta terça-feira (18 de novembro de 2025), o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. A votação em 1º turno ocorreu durante sessão ordinária e contou com o voto favorável de todos os vereadores presentes.
A LOA é a legislação que define quanto o município deve arrecadar e como esse recurso será investido ao longo do ano. A lei detalha a distribuição de verbas para áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, agricultura, assistência social e segurança, servindo como o principal plano financeiro anual do município.
De acordo com o vereador Victor Gomes, que acompanhou de perto a análise do orçamento, a LOA 2026 traz um crescimento expressivo no volume de recursos.
O que muda com o novo orçamento?
Embora os valores detalhados ainda serão discutidos no segundo turno, o aumento previsto representa uma ampliação da capacidade de investimento da gestão municipal no próximo ano. O crescimento do orçamento pode estar ligado ao aumento de repasses estaduais e federais, receitas próprias e atualizações de base tributária.
Com a aprovação em 1º turno, o projeto segue agora para a votação final, marcada para a próxima terça-feira, 25 de novembro, na última sessão legislativa de 2025. Caso aprovado novamente, o texto segue para sanção da chefe do Executivo municipal.
Da Redação do Ipu Post




Comente com Facebook