A cidade de Ipu, na Serra da Ibiapaba, se prepara para se tornar referência em energia limpa no Ceará. Nesta sexta-feira (26), a Kroma Energia realizou a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Usina Fotovoltaica Ipu (UFV Ipu), o quarto parque solar da empresa pernambucana no estado.
Com investimento superior a R$ 4,7 milhões, o projeto prevê o início da operação comercial no segundo semestre de 2025. A usina terá capacidade instalada de 1,30 MWp e produção anual estimada em 2.741,20 MWh, suficiente para abastecer cerca de 1.500 residências.
No total, serão instalados 2.160 módulos fotovoltaicos em uma área de 4 hectares – o equivalente a cinco campos de futebol. Além de garantir energia limpa, a UFV Ipu deve evitar a emissão de 80 toneladas de CO₂ por ano, o que corresponde ao plantio de 560 árvores.
A solenidade contou com a presença de representantes da Kroma, como Écliton Ramos (diretor de Soluções Energéticas), Mariana Lucena (gerente de Projetos) e Matheus Cavalcanti (coordenador de Engenharia de Geração Distribuída), além de autoridades locais como Lindenberg Martins esposo da prefeita Milena Damasceno, vereadores do município e o deputado estadual Bruno Pedrosa, que destacou o impacto social e econômico da obra.
Presidente/Líder da Frente Parlamentar de Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Bruno Pedrosa, falou em um dia histórico, para destacar o lançamento da Pedra Fundamental da Usina na cidade de Ipu, onde ele passou parte da sua infância.
Ver essa foto no Instagram
Da Redação do Ipu Post
Comente com Facebook