Politica

Ipu (CE): Derrota de Sérgio Aguiar enfraquece o Grupo de Oposição

Ipu Post

O Grupo de Oposição na cidade de Ipu estava esperançoso na vitória do deputado Sérgio Aguiar (PDT) pela disputa da Assembleia Legislativa de Ceará, ocorrida na tarde desta quinta-feira (01/12).

Patrocinado pelo governador Camilo Santana (PT) e os irmãos Ferreira Gomes (Cid, Ciro e Ivo), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado Zezinho Albuquerque (PDT), foi reeleito na tarde desta quinta-feira (01/12) para o seu terceiro mandato consecutivo na presidência da Casa.

Zezinho Albuquerque recebeu 27 votos contra 18 de Sérgio Aguiar (PDT) e 1 voto nulo.

Apesar do discurso governista de Sérgio Aguiar durante a disputa pela presidência da AL-CE, a eleição acabou fortalecendo a oposição e pode gerar redução na base do Governo Camilo Santana, atualmente com 31 dos 46 deputados. Parlamentares do PSD e PMB, controlados por Domingos Filho e Domingos Neto, agora rompidos com os FGs, somam atualmente sete nomes e deverão integrar a oposição, já no início de 2017.

A grande questão é que os FGs romperam com Domingos Filho, por causa de seu apoio ao deputado Sérgio Aguiar, filho do presidente do TCM, Chico Aguiar, que apoiou a eleição de Domingos Filho contra o candidato do Governador e dos FGs.

Na prática e teoria, Sérgio Aguiar foi o pivô de baixas no Governo Camilo e na base dos FGs. Os discursos dos defensores da candidatura de Sérgio Aguiar, antes da votação na Assembleia, foram de muitas críticas e provocações contra Camilo e os FGs.

Por sua vez, Camilo e os FGs prometeram retaliações aos deputados infiéis, por isso, é de se esperar até mesmo retaliações contra o próprio Sérgio Aguiar, o pivô dos rachas na base governamental.

Veja também: Vitória de Domingos Filho é ‘meia derrota’ para o Grupo de Oposição

Qual o reflexo em Ipu da vitória de Domingos Filho no TCM e derrota de Sérgio Aguiar na AL-CE?

No próximo artigo falo sobre esse tema.

Fonte: Netcina/ Luiz Fernando
Redação Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post