Ceará

16ª edição do natal solidário supera expectativas e arrecada mais de duas toneladas de alimentos

Ipu Post

Edição de número 16 da campanha natal solidário, superou expectativas e angariou a marca de mais de 2 mil quilos de alimentos que foram doados no final de 2016.

A 16ª edição da campanha natal solidário foi um sucesso total, famílias carentes no sertão do estado do Ceará, receberam no final de 2016, mantimentos arrecadados pelos idealizadores. A campanha foi iniciada em meados dos anos 2000 e busca sempre ajudar pessoas carentes do Nordeste Brasileiro.

Em 2016, a campanha que também arrecada outros itens, como brinquedos e roupas, recebeu apenas os alimentos e água, porque a fome fala mais alta, destacou Graciliano Martins.

Graciliano Martins, que é o idealizador do programa, conta que tudo começou há 16 anos, através de uma promessa que ele fez com Deus e Nossa Senhora Aparecida. Ele conta, que a partir dai, começou com a campanha, que distribui em quatro cidades do Ceará: Santa Quitéria (Sua Terra Natal), Varjota, Hidrolândia e Catunda.

As doações sempre são distribuídas nas zonas ruais desses quatro municípios, devido as maiores dificuldades acontecerem nessas localidades. Graciliano ressalta, que há 2 anos recebe apoio da Aeronáutica e seus militares, na Marinha, militares e servidores civis.

O natal solidário beneficia pessoas e famílias carentes (Foto: Reprodução Graciliano)

Atualmente, estou em processo de diálogo com algumas empresas do Rio de Janeiro, que acenaram com o propósito de ajudar futuramente essas cidades, destaca.

Natural de Santa Quitéria, na região do Sertão Central do estado, Graciliano mora no Rio de Janeiro há pelo menos 20 anos, ele conta que nos primeiros seis anos, fazia o trabalho tirando do seu próprio dinheiro. Nos primeiros anos da campanha, tudo era comprado com o meu dinheiro e depois comecei a contactar com empresas e amigos, disse.

Uma das datas mais importantes da sua vida, 24 de dezembro, data do aniversário, é comemorado com uma festa que arrecada alimentos em sua terra natal. Além desta data, alguns eventos são realizados no RJ, nos meses de julho de dezembro.

Em julho, arrecadamos somente água mineral para o município de Santa Quitéria, pois só tenho dez dia de férias para promover o evento, ir á Santa Quitéria entregar as doações, como é uma promessa, acompanho a entrega de todas as doações, participam dos eventos e entrega de doações amigos de diversas religiões e crenças.
 
Formado pela Universidade Federal Fluminense (Niterói), sirvo a Marinha 28 anos e atualmente estou no 6º Período de Fisicoterapia. No final do ano que vem estarei morando em Fortaleza (dezembro), e aí a campanha terá mais força porque já estarei na reserva (aposentado), finalizou, em contato com a nossa reportagem.
 
 
Ipu Post/Jardel Pessoa
Redação do Ipu Post

Comente com Facebook