Ceará

Uece inaugura Árvore Solar para alimentar bicicletas elétricas

A novidade ficará localizada no campus do Itaperi, sendo posta sobre as palmas de uma palmeira estilizada e branca ( Foto: Divulgação )
Ipu Post

Equipamento é formado por dez painéis que carregam baterias de uma frota de dez bicicletas elétricas, podendo gerar estoque para ser utilizado posteriormente pela universidade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece)passará a contar, partir desta terça-feira (21), com uma Árvore Solar, formada por dez painéis que carregam as baterias de uma frota de dez bicicletas elétricas. A novidade ficará localizada no campus do Itaperi, e será posta sobre as palmas de uma palmeira estilizada e branca.

Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas ao equipamento, os painéis carregarão as baterias. Quando as mesmas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a universidade utilizar posteriormente. Em um primeiro momento, apenas a equipe de segurança do campus fará uso das bicicletas.

A realização é resultado da parceria da Uece, por meio do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da Uece (IncubaUece), que conta com o apoio técnico em arquitetura da Projec. 

Solenidade

A solenidade de inauguração do equipamento ocorrerá no próprio campus do Itaperi, em frente à Reitoria, na Av. Silas Munguba, 1700, a partir das 15h desta terça-feira (21).

O reitor Jackson Sampaio participará da cerimônia, ao lado de representantes das empresas parceiras, integrantes da direção da Uece, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

 

Fonte: Diário do Nordeste
Redação Ipu Post

Comente com Facebook

Ipu Post