DestaquesNacional

Comemoração de Corpus Christi tem tapetes coloridos pelo Brasil; veja

Confecção dos famosos tapetes de Corpus Christi em Santana do Parnaíba (SP) (Foto: Rogerio Cavalheiro/Futura Press)
Ipu Post

Com origem no século 13, festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra o mistério da transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho.

A celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira (15) teve procissões, missas e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, pelas ruas do Brasil.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

Acre

A preparação para a celebração de Corpus Christi começou cedo na capital acreana. Dezenas de casais participam da montagem do tapete, que tem cerca de 200 metros, em frente à Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Em tecidos, os símbolos eucarísticos tomam forma e enfeitam o local onde ocorre a procissão.

Corpus Christi, que em português significa Corpo de Cristo, é uma homenagem ao “mistério da eucaristia”: o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Para a solenidade, a Igreja Católica organizou missas nas paróquias de Rio Branco e do interior, além da procissão pelo Centro da capital.

 
Montagem de tapetes especiais é tradição de Corpus Christi (Foto: Lys Mendes/Rede Amazônica Acre)

Montagem de tapetes especiais é tradição de Corpus Christi (Foto: Lys Mendes/Rede Amazônica Acre)

A procissão tem previsão de início às 18h, devendo percorrer as principais ruas do Centro de Rio Branco, com pelo menos cinco paradas para as orações. A igreja Católica espera um público de ao menos 10 mil fiéis na procissão.

O padre Manoel Costa, responsável pelas atividades da Catedral, lembrou que a data celebra o que há de mais importante na doutrina católica. Ele contou que inicialmente o costume era de que os tapetes fossem feitos com pó de serra, mas que com o tempo o símbolo passou a ser confeccionado com tecidos, por uma questão de “consciência ecológica”.

“Este dia, para nós católicos, é um dia especialmente importante. Hoje nós celebramos a presença real de cristo nessas coisas simples que são criaturas de Deus, como o trigo, a água e a uva. É a presença real de Cristo que nós celebramos hoje na simplicidade da eucaristia”, destacou o padre.

Bahia

Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu uma Missa campal em frente à Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, às 8h.

Em seguida, os fiéis saíram em procissão pelo Centro Histórico, passando pela praça Municipal, rua Carlos Gomes, até a praça do Campo Grande, onde será dada a bênção final. Durante todo o percurso, Dom Murilo carregará o ostensório com o Santíssimo Sacramento. O trânsito foi interditado para a celebração.

 
Procissão de Corpus Christi foi realizada na manhã desta quinta-feira (Foto: Andréa Silva/TV Bahia)

Procissão de Corpus Christi foi realizada na manhã desta quinta-feira (Foto: Andréa Silva/TV Bahia)

 

No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.

“A festa de Corpus Christi começa no século XIII. O papa Urbano IV que vai instituir essa festa. Uma freira na diocese na Bélgica, ela tem uma visão espiritual de que o corpo de cristo precisava ser levado às ruas, as pessoas precisavam ter a visibilidade do corpo de cristo. Então, nessa visão, ela comunica o papa, que institui essa festa da eucaristia. E essa tradição do tapete vai chegar ao Brasil na diocese de Ribeirão Preto e se espalha pelo Brasil inteiro. E nós, baianos, temos um jeito próprio, de poder então presta homenagem a Jesus nesse dia”, conta o padre João Pedro, da paróquia Santo André, no Vale das Pedrinhas, em Salvador.

Distrito Federal

 
Fieis preparam tapete para procissão de de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios (Foto: Fábio Amato/G1)

Fieis preparam tapete para procissão de de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios (Foto: Fábio Amato/G1)

Em Brasília, nas proximidades da Catedral, a decoração tradicional tem imagens de Cristo na cruz, cálices e pombas da paz. Os elementos fazem referência a símbolos do cristianismo e demarcam o caminho seguido pela procissão no canteiro central da Esplanada. Veja mais sobre o Corpus Christi no Distrito Federal.

 

Espírito Santo

 
 
 
Tradicionais tapetes de Corpus Christi de Castela são preparados pela comunidade

Tradicionais tapetes de Corpus Christi de Castela são preparados pela comunidade

Mais de 80 mil pessoas são esperadas em Castelo, no Sul do Espírito Santo. Os tapetes terão 1,5 km de extensão e o destaque é o tapete retrô, que reproduz uma passadeira de 1970. Mas não é só em Castelo que a festa religiosa tem destaque. Veja outros pontos do Corpus Christi no Espírito Santo.

Mato Grosso

A celebração do Corpus Christi em Cuiabá teve início com a produção dos famosos tapetes coloridos, feitos por fieis com serragem, sal grosso, pó de café e outros materiais. As obras representam cenas bibílicas e, na capital, podem ser encontradas em ruas do Bairro Quilombo, feitas por fieis da paróquia da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe.

A festa católica acontece quase dois meses após a Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

 
Tapetes são produzidos com sal grosso, serragem, entre outros materiais (Foto: TVCA/Reprodução)

Tapetes são produzidos com sal grosso, serragem, entre outros materiais (Foto: TVCA/Reprodução)

 

Na tarde desta quinta-feira, cerca de cinco mil pessoas devem participar de uma procissão que terá início no ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo e seguirá até à Praça da República, em frente à Catedral, onde será encerrada a celebração.

 
Tapetes montados por fieis podem ser vistos, na capital, em ruas do Bairro Quilombo (Foto: TVCA/Reprodução)

Tapetes montados por fieis podem ser vistos, na capital, em ruas do Bairro Quilombo (Foto: TVCA/Reprodução)

De acordo com o diretor da Comunidade Salesiana São Gonçalo, Paulo Vendrame, a saída da procissão deve ocorrer às 17 horas [18 horas no horário de Brasília].

“É uma festa que tem mais de 800 anos. Aqui em Cuiabá, iremos nos reunir no São Gonçalo a partir das 15 horas, com oração do terço e louvor, tudo como uma preparação para a missa que será às 17h, e será celebrada pelo arcebispo de Cuiabá, Dom Milton [Antônio dos Santos]. Não é feita a benção final, para que todos saiam em procissão pelas ruas da Prainha até a Praça da República, em frente à Catedral, onde é feito o encerramento”, disse.

Mato Grosso do Sul

 
Tapete quase pronto para procissão em Campo Grande (Foto: Thiago Fontoura/ G1 MS)

Tapete quase pronto para procissão em Campo Grande (Foto: Thiago Fontoura/ G1 MS)

 

Em Campo Grande, o tapete é feito por todo o trecho da rua 14 de julho, no Centro, mas Dourados e Corumbá também têm tradição na montagem das ilustrações. Os fieis são convidados a levarem doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos de higiene pessoal. Veja outros pontos do Corpus Christi no Mato Grosso do Sul.

Minas Gerais

 
Mantas em tricô colorem ruas de Jacutinga no feriado de Corpus Christi  (Foto: Samira Guidi/Divulgação)

Mantas em tricô colorem ruas de Jacutinga no feriado de Corpus Christi (Foto: Samira Guidi/Divulgação)

Em Jacutinga, que faz parte do “Circuito das Malhas”, voluntários usaram mantas de tricô para enfeitar as ruas, e em Três Pontas, alimentos que serão doados a famílias carentes acompanham o tapete da procissão. Veja mais sobre o Corpus Christi no Sul de Minas.

Pará

 
 
 
Cidade de Capanema mantém tradição dos tapetes de Corpus Christi

Cidade de Capanema mantém tradição dos tapetes de Corpus Christi

 

A comunidade católica de Capanema, no nordeste do Pará, mantém há 41 anos a tradição da confecção do tapete de serragem para a procissão de Corpus Christi. O trabalho começou por volta das 18h30 de quarta (14) e só terminou às 3h da madrugada. Veja mais sobre o Corpus Christi no Pará.

Paraná

 
Um dos tapetes é feito com 130 cobertores que serão doados para pessoas carentes  (Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC)

Um dos tapetes é feito com 130 cobertores que serão doados para pessoas carentes (Foto: Victor Hugo Bittencourt/RPC)

Em Guarapuava, na região central, a novidade foi a utilização de cobertores para doação em um dos trechos do tapete. Veja mais sobre o Corpus Christi em Campos Gerais e Sul do Paraná.

Pernambuco

 
 
 
Moradores de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, confeccionam tapetes de Corpus Christi

Moradores de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, confeccionam tapetes de Corpus Christi

Em Limoeiro, no Agreste, a tradição foi reproduzida dentro da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, por causa das chuvas. Na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no centro do Recife, o trabalho foi de madrugada. Veja mais sobre o Corpus Christi em Pernambuco.

 

Piauí

Motivados pela fé, mais de 50 fiéis acordaram cedo no feriado para confeccionar os tradicionais tapetes da procissão de Corpus Christi na Praça Saraiva, Centro de Teresina. O evento está previsto para as 18h desta quinta-feira (15), após a celebração da santa missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores.

A festa acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia. De acordo com a organização, nove mil pessoas são esperadas para o evento.

 
Tapetes são confeccionados para a Procissão de Corpus Christi em Teresina (Foto: Júnior Feitosa/G1 PI)

Tapetes são confeccionados para a Procissão de Corpus Christi em Teresina (Foto: Júnior Feitosa/G1 PI)

Coordenadora da confeccção há mais de 10 anos, Célia Morais Sucupira explica que os tapetes com símbolos do Cristianismo servirão de caminho para o arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito passar com o Santíssimo Sacramento. É o único momento do ano que o Cristo Eucarístico sai às ruas.

“Para nós a confeccção dos tapetes tem um significado muito especial, pois representa uma expressão de carinho com a sagrada eucarístia. A serragem é a matéria prima na produção dos desenhos que compõem os tapetes. Utilizamos anilina e tinta xadrez para tingir a serragem. Também colocamos flores e paetês para deixar a arte mais bonita”, explicou Célia.

 

Rio de Janeiro

 
 
 
Fiéis montam tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi, no Rio

Fiéis montam tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi, no Rio

Neste ano, a confecção dos tradicionais tapetes de serragem em São Gonçalo começou ainda na noite do dia anterior. Em Niterói, eles foram feitos na avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade. Na capital fluminenes, a celebração ocorre no Centro, em frente à catedral e na avenida Chile. Veja outros pontos do Corpus Christi no Rio de Janeiro.

Santa Catarina

 
Fiéis confeccionam tapetes em Itajaí  (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Fiéis confeccionam tapetes em Itajaí (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Fiéis confeccionam tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais em todas as regiões de Santa Catarina. Veja mais sobre o Corpus Christi em Santa Catarina.

São Paulo

 
 
 
Tapete colore Matão para a celebração do Corpus Christi

Tapete colore Matão para a celebração do Corpus Christi

 

A preparação começou ainda de madrugada em Matão. Na edição deste ano, a expectativa é de que 70 mil pessoas compareçam ao evento religioso. Em Ibitinga, que é conhecida como a ‘capital do bordado’, o Corpus Christi é um pouco diferente, com tapete feito de tecidos bordados. ,

Ainda de madrugada moradores de todas as idades foram às ruas montar o tapete que delimita a procissão e se transformou em uma tradição na cidade, atraindo turistas.

O tema deste ano é ‘Eucaristia: compromisso com o cuidado da criação – dom de Deus’. Artistas, estudantes e voluntários participam da ornamentação do tradicional tapete em 12 quadras da região central, por onde passará a procissão que reúne milhares de fiéis da região e até de outros países.

 
 
 
Celebração de Corpus Christi: tradicionais bordados enfeitam ruas de Ibitinga

Celebração de Corpus Christi: tradicionais bordados enfeitam ruas de Ibitinga

Na Grande São Paulo, os tapetes foram montados em diversos pontos. Em Santana de Parnaíba, os fiéis voluntários viraram a madrugada montando o enfeite por 850 metros. No Centro da capital, uma tonelada e meia de sal grosso foi utilizada na Praça da Sé.

 
Tradicional tapete de Corpus Christi, que foi confeccionado com uma tonelada e meia de sal grosso, montado na Praça da Sé, no centro de São Paulo, onde uma missa será celebrada para marcar a data, nesta quinta-feira, 15. (Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO)

Tradicional tapete de Corpus Christi, que foi confeccionado com uma tonelada e meia de sal grosso, montado na Praça da Sé, no centro de São Paulo, onde uma missa será celebrada para marcar a data, nesta quinta-feira, 15. (Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO)

 

Em Ibitinga, que é conhecida como a ‘capital do bordado’, o Corpus Christi é um pouco diferente, com tapete feito de tecidos bordados.

 
Confecção dos tradicionais tapetes de serragem de Corpus Christi, em Santana de Parnaíba (Foto: ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Confecção dos tradicionais tapetes de serragem de Corpus Christi, em Santana de Parnaíba (Foto: ROGERIO CAVALHEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Em Itapetininga e Itararé, no lugar da serragem colorida, os fiéis utilizaram cobertores, agasalhos e alimentos doados para instituições de caridade da região. Os fiéis de Piracicaba e região também celebraram a crença com a produção dos tradicionais tapetes.

 
 
 
Tapetes de Corpus Christi contam com cobertores em Itapetininga

Tapetes de Corpus Christi contam com cobertores em Itapetininga

“Hoje é um dia muito importante, por isso que estamos nas ruas, preparando o melhor para Deus. É dia de Corpus Christi, dia do corpo de Deus, em que a Igreja Católica no mundo inteiro celebra o sacramento da eucaristia, por isso que estamos aqui, para preparar o melhor para Deus, o melhor tapete para o Santíssimo passar, para a eucaristia passar”, disse o padre Samir Silva, pároco da Igreja Divino Espírito Santo.

 
 
Católicos montam tapetes na igreja Imaculado Coração de Maria em Piracicaba (Foto: Araripe Castilho/G1)

Católicos montam tapetes na igreja Imaculado Coração de Maria em Piracicaba (Foto: Araripe Castilho/G1)

Em Potirendaba (SP), a tradição de transformar religião em arte já dura mais de 50 anos.

O trabalho é feito por mais de 400 pessoas que transformam simples ruas em um grande tapete decorado com imagens e figuras geométricas. Para isso, foram usadas mais de duas toneladas e meia de serragem e uma tonelada de resíduo de ressolagem de pneu. A habilidade do artesão Mauricio Borin fez com que o pó de vidro aos poucos desse forma ao rosto de Maria, mãe de Jesus.

Artesão Mauricio Borin fez com que pó de vidro desse forma ao rosto de Maria, mãe de Jesus (Foto: Reprodução/ TV TEM) Artesão Mauricio Borin fez com que pó de vidro desse forma ao rosto de Maria, mãe de Jesus (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Em Araçatuba (SP), adultos e crianças acordaram cedo nesta quinta-feira (15) para ver o resultado do trabalho desenvolvido durante a madrugada. Várias imagens que representam a eucaristia foram formadas nas ruas da cidade.

 
Em Potirendaba, há 50 anos religião é transformada em arte  (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Em Potirendaba, há 50 anos religião é transformada em arte (Foto: Reprodução/ TV TEM)

 

Tampinhas de garrafas unidas formaram a figura de um cálice. Para fazer o tapete também foram usados materiais como borra de café, sal, gesso, pó de serra e muita criatividade. O tapete de 750 metros foi feito por mais de 500 voluntários.

A missa na igreja matriz de Potirendaba está marcada para as 17h e às 18h começa a procissão. Já em Araçatuba, a missa está marcada para as 16h, no ginásio Plácido Rocha, e a procissão será em seguida.

A cidade de Itu (SP) promove a tradicional confecção dos tapetes, missa e procissão de Corpus Christi. As ruas centrais da cidade ficarão coloridas e enfeitadas com quilômetros de imagens realizadas por milhares de pessoas de paróquias da cidade.

Para os tapetes, são usados diversos materiais como palha de arroz, serragem colorida, cascas de ovos, borra de café, tampinhas de garrafas, entre outros. Tudo é doado pela população ou conseguidos pela organização do evento.

 
 
 
Confecção de tapetes, missa e procissão marcam feriado de Corpus Christi em Itu

Confecção de tapetes, missa e procissão marcam feriado de Corpus Christi em Itu

A missa de Corpus Christi será celebrada às 16h na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária, pelo pároco padre Francisco Carlos Rossi. Em seguida, haverá a procissão.

O trajeto passa pela rua Barão do Itaim, Praça da Independência (Carmo), rua Floriano Peixoto, Praça Padre Anchieta (Bom Jesus), rua Paula Souza, com destino final na Praça Padre Miguel, em frente à Igreja Matriz, onde encerrarão as festividades com a benção do Santíssimo Sacramento.

 

Fonte: G1 
Redação Ipu Post

Comente com Facebook